If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
•
You're signed out
Videos you watch may be added to the TV's watch history and influence TV recommendations. To avoid this, cancel and sign in to YouTube on your computer.
CancelConfirm
Share
An error occurred while retrieving sharing information. Please try again later.
221 views • Streamed live on Dec 4, 2022 • CASA MUSEU EMA KLABIN
Show less
A Casa Museu Ema Klabin recebe, pelo programa Tardes Musicais, o espetáculo infantil e bilíngue (LIBRAS e português), Cacuriando, onde o gRUPO êBA, através da transcriação da língua portuguesa em língua de sinais, apresenta brincadeiras, canções e danças sobre as manifestações dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão.
Na trajetória do grupo, a brincadeira se manifesta como uma das formas mais profundas de se conhecer o universo do outro e de se aprender um mundo novo. A intervenção em LIBRAS e língua portuguesa, Cacuriando, leva ao público uma experiência única de entrega e interação, quebrando barreiras que o lúdico, o …...more
gRUPO êBA apresenta o espetáculo Cacuriando em LIBRAS e português
A Casa Museu Ema Klabin recebe, pelo programa Tardes Musicais, o espetáculo infantil e bilíngue (LIBRAS e português), Cacuriando, onde o gRUPO êBA, através da transcriação da língua portuguesa em língua de sinais, apresenta brincadeiras, canções e danças sobre as manifestações dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão.
Na trajetória do grupo, a brincadeira se manifesta como uma das formas mais profundas de se conhecer o universo do outro e de se aprender um mundo novo. A intervenção em LIBRAS e língua portuguesa, Cacuriando, leva ao público uma experiência única de entrega e interação, quebrando barreiras que o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de proporcionar.
Segundo o gRUPO êBA
Escolhemos a manifestação dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão, que contém tanta ludicidade em suas canções e suas danças. Mas dá pra “cacuriar” com um surdo? Como fazemos? Vamos compartilhar as “transcriações” bilíngues já feitas pelo grupo e convidar o público para se jogar na brincadeira. Com isso pretendemos difundir a língua de sinais e propor novas formas de brincar para crianças surdas e ouvintes.
PROGRAMA
As obras apresentadas são de manifestações populares e o gRUPO êBA realizou as transcriações da língua portuguesa para a língua de sinais.
0:00 Abertura
2:10 Catavento
11:52 Papagaio saiu do Amazonas
23:04 Beija-Flor
26:25 Mergulhão
29:27 Dança da Formiga
32:32 Caranguejinho
35:26 Comentários sobre a brincadeira do Cacuri
37:07 Dança da Piaba
40:34 Jacaré Poiô
43:28 Olaria do povo
51:26 Ladeira
57:28 Maçariquinho na Beira da Praia
SOBRE
O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi a partir destas quatro bases que passou a desenvolver técnicas de narração que pudessem unir o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desenrolou em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais. Nestas experiências, outra forma de se olhar para o diferente foi surgindo: um olhar caleidoscópico, que parte daqueles quatro pontos de vista para formar uma imagem nova e movente.
FICHA TÉCNICAAmanda de Lima de Oliveira (Amanda Lioli)
Educadora brincante e intérprete de Libras. Formada em Pedagogia pela Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em agente bicultural - Instrutor e Interprete de Libras pelo Instituto Surdez Educação e Linguagem (SELI), de São Paulo. Foi educadora bilíngue do Museu da Língua Portuguesa, também responsável pelo setor de acessibilidade. Atualmente atua em projetos ligados à cultura surda como Saraus e peças de teatro acessíveis.
Drika Ferreira
Cantora, atriz, pesquisadora de sons corporais, arte-educadora e percussionista. Criada na Brasilândia, periferia da zona norte de São Paulo, possui trajetória musical que percorre desde a música gospel até o hip hop. Ainda criança, iniciou suas experiências no fazer teatral e musical através da participação em projetos vocacionais, de musicalização e formação, em locais como Fábricas de Cultura, Teatro Livre Abigail Wimer, Núcleo Luz, SP Escola de Teatro, dentre outros. Realizou por três anos a Oficina de Canto para Mulheres, projeto autoral com intuito de tornar possível o encontro entre corpo e voz, através de aulas de práticas vocais em conjunto.
Livia Chaud Albano (Li Albano)
Percussionista do gRUPO êBA! desde seu início, com experiência em diversos cursos
de teatro e percussão. Formada no curso de Jovens Brincantes pelo Instituto Brincante (SP). Psicóloga pela PUC-SP (2013); psicóloga social do Setor de Reumatologia Pediátrica do Hospital São Paulo; acompanhante terapêutica e psicóloga clínica em consultório (pessoas surdas e ouvintes).
Nayara Rodrigues da Silva (Nay Rodrigues)
Artista MC, slammer, poeta surda, performer e cofundadora do grupo RamariaS e
convidada do grupo êBA!. Participa e realiza oficinas bilíngues e também atua como
consultora de Tradução para libras em entidades públicas e privadas.
NÚCLEO TÉCNICO - TRANSMISSÃO, VÍDEO E SONORIZAÇÃOBola de Meia Filmes - Vídeo e transmissão
Estúdio Loop - Sonorização e mixagem para transmissão ao vivo
O programa Tardes Musicais conta com o patrocínio da Klabin S.A.
_________________________________________________________________
A iniciativa foi realizada no dia 4 de dezembro de 2022 na sede da Casa Museu Ema Klabin.
#infantil#familia#musica#arte#dança#brincadeiras#museum#saopaulo#casa#live#aovivo#libras#línguadesinais…...more