A cadeia produtiva do leite e derivados é um setor de grande importância econômica e social para o Brasil, recebendo dedicação especial do MAPA. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas. O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite e as projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola, estimam que, para 2030, irão permanecer os produtores mais eficientes, que se adaptarem à nova realidade de adoção de tecnologia, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica. Diante desse cenário unimos grande rol de ações públicas e privadas em um local de fácil acesso para todos os tipos de produtores e laticínios.
Veja a organização do MAPA do Leite e o seu porte de produção
O MAPA do leite foi organizado por temas estruturantes a partir do Plano da Competitividade do Leite Brasileiro - CompeteLeiteBR (link de acesso em breve), acesse as políticas por meio dos portes de produção. As definições abaixo seguem as leis e normas da agricultura familiar e as faixas determinadas pelo Manual de Crédito Rural do Banco Central para pequeno, médio e grande produtor.
Vídeo em destaque
Notícias relacionadas
Ministro Fávaro participa de entregas do Governo Federal no médio norte de Mato Grosso
Em Lucas do Rio Verde (MT), foi anunciada a instalação do Campus da UFMT no município, além da entrega de chaves de 192 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida

Abertura de mercado no Suriname
Com esse anúncio, o agro brasileiro alcança 325 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023

Missão do Mapa na Índia garante abertura de mercado para derivados de ossos e amplia acesso de material genético bovino
País é o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros

Abertura de mercado na Nigéria para produtos da pecuária brasileira
Com este anúncio, o Brasil alcança sua 71ª abertura de mercado neste ano, totalizando 149 novos mercados em 52 países desde o início de 2023.

Turquia abre três novos mercados de uma só vez após missão do Mapa no país
Novas aberturas são resultado de reuniões bilaterais com autoridades turcas ocorridas em março de 2024. Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, já são 112 mercados abertos
