ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae anuncia ampliação da rede de atendimento na Regional Leste

Unidade compõe municípios da região Leste do Paraná, exceto Curitiba; novo modelo de atendimento compreende mais colaboradores e escritórios de articulação
Por Redação
ASN PR Atualização
Compartilhe

Unidade compõe municípios da região Leste do Paraná, exceto Curitiba; novo modelo de atendimento compreende mais colaboradores e escritórios de articulação

Aconteceu nesta sexta-feira, (1° de julho), o lançamento do novo modelo de atendimento da Regional Leste do Sebrae Paraná. O evento realizado no Escritório de São José dos Pinhais, contou com a presença do diretor de operações do Sebrae, Julio Cezar Agostini, da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, do gerente da Regional Leste, Weliton Perdomo, Sidnei Jocemir Nascimento, presidente da ACIAP (Associação Empresarial de São José dos Pinhais), empreendedores e lideranças.

Dentro da divisão geopolítica do Sebrae, a Regional Leste, compreende os municípios da região Metropolitana de Curitiba, do Litoral e do Vale do Ribeira exceto a Capital, que possui uma regional dedicada. Weliton Perdomo falou sobre as novidades para os municípios, além das perspectivas de especialização do atendimento.

Ele lembrou que, em fevereiro deste ano, o Sebrae criou uma regional, exclusivamente, para atender a Capital. Com isso, segundo ele, não apenas Curitiba saiu ganhando, mas também os donos de micro e pequenos negócios nos municípios de toda a região Leste.

Profissionais do Sebrae Paraná e parceiros no anúncio da nova estratégia. Foto: Inove

Números apresentados pelo gerente regional apontam que a Região Metropolitana de Curitiba representa, sozinha, 20% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná. A Regional Leste possui mais de 270 mil pequenos negócios. Os MEI (microempreendedores individuais) são maioria: com 151.236 empresas em funcionamento até 2021.

Para ampliar o atendimento foram contratados novos colaboradores exclusivos para a região. No total, a Regional Leste possui 31 funcionários dedicados.

Além da atualização do portfólio de soluções, a Regional Leste está ampliando a presença física com a instalação em 2022, de Escritórios de Articulação em Araucária, Pinhais, Colombo e Rio Negro, que se somam com os escritórios de São José dos Pinhais, Paranaguá e Cerro Azul, já em operação. O território também conta com 32 Salas do Empreendedor.

“São pessoas que moram nas cidades e atendem a região toda. Tudo isso, dentro do nosso propósito de dinamizar o ecossistema de inovação e tecnologia da Região Metropolitana de Curitiba, nos setores propulsores do desenvolvimento. A proposta do Sebrae para a Região Metropolitana é alavancar a economia da região, através da inovação”, afirmou Perdomo.

Julio Cezar Agostini destacou que o Sebrae investe na região para que a equipe possa trazer ainda mais inteligência, em termos de atuação. Ele lembrou que o objetivo da equipe é colaborar para a Região Metropolitana crescer como território empreendedor dinâmico.

“Sabemos que quando as empresas surgem, aparece também a prosperidade econômica. Empregos são criados. E melhoramos a qualidade de vida de toda a população. Nós queremos ser locais em todos os locais. Essa é a filosofia do Sebrae. Nós queremos morar nas cidades e participar dos desafios da comunidade. Não ser percebidos como alguém de fora, mas estar comprometidos com os planos de futuro e do desenvolvimento das comunidades”, discorreu o diretor de operações do Sebrae Paraná.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, falou que o lançamento do novo modelo de atendimento da Regional Leste do Sebrae Paraná coroa uma semana de excelentes notícias para São José dos Pinhais, junto com o anúncio da retomada da produção da Audi e de investimentos da montadora Renault, no município.

“Estamos buscando cada vez mais atrair empresas, estreitar esses laços com o Sebrae, com todo o Sistema S, com a Câmara de Vereadores, Associação Comercial, e cooperativas. Eu vejo que o futuro é a parceria público-privada. A nossa engrenagem tem que funcionar para atrair empresas, gerar o comércio, e com esses tributos gerar políticas públicas. E o Sebrae, com certeza, ajuda muito”, parabenizou a prefeita.

Sidnei Jocemir Nascimento, presidente da ACIAP (Associação Empresarial de São José dos Pinhais) anotou que o maior patrimônio de uma cidade são as empresas, que geram impostos e estes impostos são convertidos em políticas públicas para a população.

“São José é uma cidade muito pujante. Somos o segundo PIB do Paraná. E temos certeza que este desenvolvimento que o Sebrae almeja para nosso município, é também o que nós queremos. As empresas se identificam com a marca Sebrae e com o compromisso de todos os consultores. A nossa parceria engrandece a nossa associação e todas as empresas de São José dos Pinhais”, concluiu.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.