Surfe
Dois cariocas, aprendiz e mestre, e uma história que virou filme
Lucas Chumbo e Lucas Fink não têm em comum apenas o nome. Além de xarás, os caras são parecidos, amam muito o mar, levam a vida sobre pranchas e curtem rolês parecidos. Fink é campeão mundial de skimboard e virou aprendiz de big rider com o amigo Chumbo, um dos melhores do mundo em ondas gigantes, pra poder encarar as montanhas de água de Nazaré. Essa história você pode assistir em Skimboard Nazaré, filme da Red Bull TV que você assiste abaixo.
Primeiro não-americano campeão mundial de skimboard, Fink estava acostumado a surfar as marolas da beira da praia, naturais do seu esporte. Já Chumbo, nada de marolas. O negócio dele são ondas enormes, que passam 20 metros de altura. "O Chumbo sempre botava essa pilha da gente começar a surfar juntos, e foi natural começar a pegar uns mares maiores com ele", conta Fink.
Esses dois cariocas ligados o tempo todo no 220 viraram amigos naturalmente. Pra falar a verdade, era quase inevitável. “A nossa amizade veio antes mesmo da gente começar a surfar juntos. Rolou uma identificação instantânea”, conta Fink.
Em 2020, a dupla começou a explorar ondas de lajes pesadas na costa brasileira, e Fink passou a se desafiar cada vez mais com a tutela do amigo. Mas surfar ondas grandes com uma prancha sem quilhas, não é missão fácil, pois elas são importantes pra dar controle na hora do drop. "A falta de quilha é o maior desafio do Fink. E isso também me deixava inseguro. Porque quando embala numa onda grande, pega muita velocidade”, fala Chumbo.
Mas Fink conseguiu contornar. Aos poucos os dois foram elevando os limites. Das ondas da Avalanche no Brasil para as montanhas de água em Nazaré. “Já vi ele hesitar algumas vez, mas foram poucas. Só em momentos extremos, gigantes”, diz Chumbo reconhecendo sua própria capacidade de lidar com momentos de tensão. “Mas respeito os limites dele. Cada um tem o seu, cada um tem seu objetivo e só estou ali para ajuda-lo a chegar nos objetivos dele”.
Ser treinado em ondas grandes pelo Chumbo é como aprender basquete com o Michael Jordan
E assim, Lucas Fink conquistou seu objetivo e surfou uma onda gigantesca em Nazaré. Onda que pode vir a ser homologada como a maior já surfada de skimboard. “Fink é um ídolo. Pegou a maior onda de skimboard. É um fato”, confirma Chumbo com os olhos brilhando. "Fiquei muito orgulhoso do que ele fez. Todo o talento dele, todo o foco, a determinação e investimento de energia e sentimento que colocou. Foi lá e fez acontecer”, vibra Chumbo.
E para Fink a admiração é a mesma. O aprendiz se sente honrado em ter um grande ídolo como seu mentor. "É como se você fosse aprender basquete com o Michael Jordan", diz. “Meus amigos são meus ídolos. E o Chumbo é um cara que me inspira muito como profissional e como pessoa. E faz parte da minha evolução", finaliza.
Baixe agora o app da Red Bull TV e tenha acesso a vídeos, filmes e séries!