Você ainda não sabe o que são skills? Então vamos lá, skills realmente significa “habilidades”. Dentro dessa grande categoria de habilidades, temos as hard skills e as soft skills. O Skills é muito utilizado para designar a capacidade de concretização de uma ação, de forma rápida, eficiente e focado no objetivo. São as aptidões e as destrezas aplicadas por profissional para a execução de determinada tarefa.
Para um profissional de gestão se destacar como um líder dentro de uma organização, independentemente de habilidades e experiências mais técnicas, é crucial desenvolver habilidades e competências sociais.
As 3 soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho e que devem ser desenvolvidas e incorporadas pela equipe multidisciplinar são:
1. Inteligência emocional: o profissional precisa desenvolver a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções alheias.
2. Resiliência: saber lidar com situações adversas ou tomar uma decisão sob pressão, lidando com os problemas de maneira assertiva e facilmente adaptada.
3. Comunicação assertiva: importante em várias situações e com necessidade de equilíbrio, pois dependendo de como ela for exposta, pode ou não incitar ou apaziguar conflitos, tendo em vista que a mensagem precisa ser clara e objetiva, pois caso não seja compreensível, ela pode gerar desgaste, retrabalho e ruído nas entregas. Então, para evitar conflitos e também manter uma linearidade nos processos, é importante que haja uma comunicação assertiva dentro dos times.
As 10 habilidades mais demandadas nas empresas
Princípios éticos.
Confiança.
Atitude positiva.
Motivação.
Trabalho em equipe.
Organização e gestão do tempo.
Capacidade de trabalhar sob pressão.
Comunicação.
Flexibilidade.
Segurança.
Tipos de ferramentas para ajudar você a desenvolver suas habilidades comportamentais (soft skills)
1 – E-learning
Faz com que você e/ou seus colaboradores possam gerenciar o próprio tempo de aprendizagem e ter acesso aos melhores conteúdo das melhores empresas e instituições do mundo, sem necessitar de deslocamento para isso.
2. Plano de desenvolvimento individual
Com o plano de desenvolvimento individual, é possível firmar um acordo entre gestor e colaborador para o desenvolvimento de habilidades. O objetivo, os meios e as metas são definidos previamente, e o profissional busca cumprir suas etapas e tarefas enquanto é acompanhado e avaliado pelo seu superior.
3. Palestras e workshops
Com o isolamento social e as novas tendências no digital, muitas pessoas buscam palestras e workshops gratuitos na internet para aprenderem, uma vez que sua condição financeira pode não ser a das melhores.
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