Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Government Administration

São Paulo, SP 21,258 followers

A Sec. de Cultura, Economia e Indústria formula e implementa políticas visando a ampliação do acesso aos bens culturais.

About us

A missão da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do Estado de São Paulo em toda a sua diversidade.

Website
http://www.cultura.sp.gov.br
Industry
Government Administration
Company size
1,001-5,000 employees
Headquarters
São Paulo, SP
Type
Government Agency
Founded
1979

Locations

  • Primary

    Rua Mauá 51

    Secretaria de Cultura e Economia Criativa

    São Paulo, SP 01028-000, BR

    Get directions

Employees at Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Updates

  • Governo de São Paulo lança “Fábrica de Games” para formar jovens no desenvolvimento de jogos Com uma proposta inovadora, focada nos jovens que têm interesse em seguir a carreira de desenvolvimento de jogos, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas lança o Fábrica de Games. Cada uma das 15 unidades das Fábricas de Cultura irá oferecer uma turma no curso de qualificação em games, com duração de dois semestres. O curso irá abordar desde os conceitos básicos de design de games até a criação de áudio e trilha sonora. Para se inscrever, basta ter entre 14 e 21 anos e possuir conhecimento prévio em algum segmento da área de tecnologia ou áreas relacionadas, além do interesse no universo dos games. Ao todo, serão 225 vagas e as inscrições começam a partir de julho. “O mercado de games tem crescido muito em todo o mundo e queremos trazer essa oportunidade de formação em diversas linguagens criativas para os nossos jovens das Fábricas de Cultura”, afirmou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, durante lançamento do programa, que aconteceu na última quarta-feira (24), no escritório do Google, na capital paulista. Lançamento em visita no Google O projeto Fábrica de Games foi lançado durante a visita de 70 alunos das Fábricas de Cultura, na sede do Google, na capital paulista. O foco da visita foi proporcionar oportunidades únicas aos alunos, que participaram de palestras e tiveram a oportunidade de interagir com desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo audiovisual. Dentre os nomes conhecidos do mercado de games que participaram desse encontro estão o CEO da LOUD, Bruno Bittencourt, conhecido como PlayHard, que contou aos estudantes a trajetória desta que é uma das maiores organizações de esportes eletrônicos e conteúdo do país. Saiba mais: 🔗 https://lnkd.in/dha_Fzab #CultSP #TudoviracultSP #FabricaDeGames 🎮

    • No alternative text description for this image
  • O 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão está abrindo inscrições para seu prestigioso programa. São oferecidas até 137 bolsas de estudo integrais para músicos do Brasil e do exterior, incluindo instrumentistas e regentes. As inscrições estão abertas de 29 de abril a 6 de maio. Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão está de volta para sua 54ª edição em 2024. Um componente fundamental do festival é seu Módulo Pedagógico, que este ano concederá até 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos brasileiros e estrangeiros. As inscrições podem ser feitas exclusivamente online no site do festival, das 10h do dia 29 de abril até as 23h59 do dia 6 de maio. O evento, que ocorrerá de 29 de junho a 28 de julho, é organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, em parceria com a Fundação Osesp. Todos os detalhes podem ser encontrados neste link: https://lnkd.in/d3h6ZVMF Não perca esta incrível oportunidade de avançar em sua carreira musical! 🎶 #FestivalDeInverno #CultSP #tudoviracultSP

    • No alternative text description for this image
  • “Para nós, essa parceria será fundamental. Teremos uma apresentação mensal, aos domingos, de grupos e projetos com curadoria da Secretaria, além da customização do foyer, que será feita por artistas das nossas Fábricas de Cultura. Uma oportunidade para promovermos e apoiarmos a criatividade e a diversidade cultural”, ressalta a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton Saiba mais aqui: https://lnkd.in/dEXN5cXr #CultSP #tudoviracultSP

    View organization page for Sabesp, graphic

    76,646 followers

    Celebramos nesta quarta-feira o fortalecimento da arte paulistana e a democratização do acesso à cultura. Agora, o Teatro do Shopping Frei Caneca leva o nome de Teatro Sabesp Frei Caneca, graças ao nosso apoio nos próximos dois anos. Esta iniciativa faz parte das comemorações das nossas celebrações de 50 anos e reflete nosso compromisso não apenas com o saneamento, mas também com o apoio à cultura. Mais de 14 mil pessoas assistem mensalmente às apresentações no teatro, e estamos entusiasmados em tornar esse espaço ainda mais inclusivo. Nosso objetivo é proporcionar a inclusão e a diversidade, ao abrir as portas da cultura para diversas instituições sociais, escolas e comunidades. Na reinauguração do espaço, o presidente Andre S. e a Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton falaram sobre esta importante parceria.

  • Descubra as inúmeras oportunidades educacionais proporcionadas pelas Instituições Culturais ligadas à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Explore a diversidade de cursos do mês de abril disponíveis em cada uma dessas instituições, acessando seus sites individuais. Para uma visão completa da programação, faça o download do PDF abaixo. #CultSP #tudoviracultSP #CursosDeAbril

  • CultSP Pro impulsiona a indústria criativa no Estado Com o objetivo de atender à crescente demanda por qualificação no setor da indústria criativa, as Oficinas Culturais evoluíram e ganharam uma nova identidade: CultSP Pro – Escolas de Profissionais e Empreendedores de Cultura. Essa transformação é fruto de um diálogo aberto e colaborativo com diversos setores da indústria criativa e gestores culturais. Serão cursos, com carga horária adaptável e adaptada às necessidades de cada segmento cultural, incluindo: Artes cênicas,  Artes visuais, Audiovisual, Produção de conteúdo e editorial, Música, Museus e espaços culturais, Atividade artesanal, Games e Tecnologia em Artes, Moda, Patrimônio e Gastronomia tradicional brasileira. As aulas terão início em agosto, com a oferta inicial de 100 turmas e 20 diferentes cursos. Há, ainda, planos de expansão para 250 turmas e mais de 50 cursos, até 2025. Junte-se a nós nessa trajetória de aprendizado e crescimento! 🎓🌟  #CultSP #CulturaQueViraPRO #CultSPPro #IndústriaCriativa #tudoviracultSP

    • No alternative text description for this image
  • Símbolo da cultura paulista, artista Eduardo Kobra assina fachada da Casa SP na SXSW A Casa SP, espaço inédito do Governo do Estado de São Paulo no South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, terá sua fachada assinada pelo artista e muralista Eduardo Kobra. Da periferia de São Paulo para o mundo, Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em cinco continentes. A parceria com o artista caminha, então, em consonância com uma das principais apostas da gestão no festival: promover São Paulo como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina, além de atrair investimentos estrangeiros.  A Casa SP ocupa um espaço privilegiado no SXSW, em frente ao hangar principal, com cerca de 1 mil m² e capacidade para receber pelo menos 5 mil pessoas, além das mais de 300 mil pessoas que participam do evento. A organização é feita pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pela InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Gerando Falcões. Saiba mais: https://lnkd.in/dqYtuYXC #CultSP #TudoviracultSP #CasaSP #SXSW

    • No alternative text description for this image
  • Atuação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas é destaque no Berlinale O retorno da Berlinale marcou um momento crucial para a Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a atuação da Secretária de Cultura, Marilia Marton, foi fundamental nessa jornada inspiradora.  Ao longo dos dias de Berlinale, promovemos incansavelmente a riqueza cultural de São Paulo, estabelecendo parcerias estratégicas e abrindo portas para o florescimento da Economia Criativa em nosso Estado e em todo o país. Sob o programa CreativeSP, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas e da InvestSP, o objetivo foi claro: promover o intercâmbio de conhecimento, estimular negócios e atrair investimentos estrangeiros para a região. Dois filmes representativos da diversidade cultural do estado foram apresentados com orgulho. "Betânia", dirigido por Marcelo Botta e produzido pela Salvatore Filmes, trouxe à tela as nuances da vida em uma região desértica próxima à Amazônia, refletindo aspectos marcantes da sociedade brasileira. E "Cidade; Campo", de Juliana Rojas, produzido pela Dezenove Som e Imagens Produções, explorou as complexidades da migração entre os ambientes urbano e rural. Além desses, outras empresas como Som de Black Maria, Theoria Films Produção Audiovisual, TaBoo Films, O2 Play, FJ Productions, Mymama Entertainment, MA Filmes e Sato Company foram selecionadas para participar deste momento único de colaboração e crescimento. O CreativeSP, com seu foco em setores-chave como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, oferece um suporte valioso às empresas participantes, incluindo reembolso de despesas, eventos de networking, consultoria especializada e acompanhamento pós-evento. Os resultados falam por si: em 2023, levaram-se 85 empresas para nove eventos internacionais, resultando em um volume significativo de negócios e a criação de milhares de empregos. E o melhor está por vir! Com a prorrogação do CreativeSP por mais cinco anos, anunciada pela Secretaria da Cultura e a InvestSP, a indústria cultural do estado está pronta para um novo ciclo de crescimento, com um investimento previsto de R$ 33 milhões e a expectativa de um retorno substancial para o setor. No próximo ano, almeja-se uma presença ainda mais expressiva do cinema nacional na Berlinale, especialmente dos talentos do estado de São Paulo. Juntos, continuaremos a transformar sonhos em realidade e a fazer da cultura uma força motriz para o desenvolvimento e a prosperidade da sociedade. #Berlinale2024 #CulturaSP #tudoviracultSP #EconomiaCriativaSP

    • No alternative text description for this image
  • Cultura de São Paulo é protagonista na SXSW Preparando-se para uma atuação inovadora, o Estado de São Paulo terá um grande papel no South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação do mundo, de 8 a 16 de março em Austin, nos Estados Unidos. A Casa São Paulo, um espaço exclusivo de aproximadamente 1.000m², localizado em frente ao hangar principal, será o ponto focal dessa iniciativa. Em parceria com o CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, e a InvestSP, a Casa São Paulo promete ser um hub para pessoas de todo o mundo, reunindo importantes marcas e líderes globais nas áreas de tecnologia, entretenimento, internet, música, cinema e games. Além de representar a cultura paulista, a Casa São Paulo visa apresentar e discutir oportunidades de negócios e parcerias no Estado, abrangendo setores como mobilidade, saúde e transição energética. O objetivo é promover São Paulo como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina, buscando atrair investimentos estrangeiros. Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destaca: "O SXSW é o tipo de evento que provoca a desconstrução de pensamentos, revisitação de conceitos e definição de novos caminhos. É um encontro entre culturas e conteúdos e um convite para fazer ainda mais. E é isso que o Governo do Estado quer realizar". A programação da Casa São Paulo incluirá palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e por marcas parceiras. Com um espaço de debate sobre a criatividade das periferias, a Casa São Paulo também busca soluções para problemas sociais e ambientais em diferentes partes do mundo. No âmbito do programa CreativeSP, dez empresas paulistas foram selecionadas para realizar negócios durante o SXSW, com a expectativa de gerar cerca de R$ 50 milhões em novos negócios. Os resultados positivos até agora incluem a projeção de R$ 761 milhões em novos negócios e a criação de 14,5 mil vagas de trabalho. Com esses números impressionantes, o Governo de São Paulo prorrogou o CreativeSP até 2028, com a expectativa de injetar cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria nos próximos anos. São Paulo está preparada para receber grandes investimentos e inovações que farão a diferença para toda a indústria criativa. A Casa São Paulo é apenas o começo dessa jornada emocionante! Acompanhe nossas atualizações e junte-se a nós nessa celebração da criatividade e inovação. ✨🚀 #SXSW #CreativeSP #CultSP #tudoviracultSP

    • No alternative text description for this image
  • A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, acaba de lançar quatro editais para programas de difusão cultural, com o objetivo de fomentar, valorizar e difundir as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de setembro de 2024. Os editais, voltados aos municípios e instituições do estado, são para inscrição nos programas Difusão Cult SP (novo nome do ATM – Atendimento Técnico aos Municípios), Circuito Cult SP, Apoio a Festivais e + Orgulho, com execução até o dia 31 de dezembro de 2024. No programa Difusão CultSP, que atendeu 534 municípios em 2023, serão priorizados os 111 municípios não atendidos no último ano, para que a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas leve cultura para todos os 645 municípios do estado de São Paulo. Este investimento da Secretaria se soma ao aporte de recursos em outros programas e equipamentos administrados pela instituição, totalizando mais de R$ 45 milhões, o que representa um aumento de mais de 30% em relação aos investimentos feitos no ano passado. O valor será destinado às mais variadas linguagens culturais, como música, teatro, dança e circo, incluindo também moda e games. Saiba mais: https://lnkd.in/dj6SCSUj #CultSP #tudoviracultSP

    • No alternative text description for this image

Affiliated pages

Similar pages

Browse jobs