"Mais um Dia, Zona Norte" - Foto: Guilherme Tostes

56º Festival de Brasília | Mais um Dia, Zona Norte

“Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro, é um filme que se propõe a investigar um momento não de trabalho, nem mesmo de vitórias coletivas, mas formado por instantes de ganho pessoal, de luz em meio a um caos constante. Parece pouco, ainda mais em tempos de tudo ou nada, de ame ou odeie, mas se mostra suficiente para confirmar o valor das pequenas conquistas, do pouco que, para quem o faz por merecer, acaba por fazer a diferença. Assim como esse longa de charme insuspeito, que envolve sem pressa nem afobação.

"Remendo" - Divulgação

56º Festival de Brasília | A vida entre consertos e reparos

Dos melhores títulos exibidos no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em dezembro de 2023, o curta-metragem “Remendo”, de GG Fákọ̀làdé, é desses filmes que, já de pronto, fisgam o olhar de qualquer um pela maneira particular com que escolhe contar uma história.

"O Dia que te Conheci" - Divulgação

Um panorama do 56º Festival de Brasília

O 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro trouxe algumas obras com questões importantes e que valem ser mencionadas. “O Dia que te Conheci”, de André Novais, retrata um encontro entre duas pessoas comuns. Zeca trabalha na biblioteca de uma escola e acaba sendo demitido por conta dos seus atrasos e faltas constantes. É exatamente nesse momento que ele se aproxima de Luiza. E a dinâmica dos dois cria um dos filmes mais bonitos de 2023.

Celso Marconi - Foto: Gertrud Keusen

Em memória de Celso Marconi (1930-2024)

O novo ano começa para a crítica de cinema com o lamento pela perda de Celso Marconi, profissional cujo legado no pensamento sobre a sétima arte influenciou e continua a influenciar colegas de diferentes gerações — não só em Recife, sua terra natal, mas em todo o Brasil. Sem falar no público cinéfilo para quem a leitura de seus textos é um deleite inesgotável.

Geraldo Vandré - Reprodução

18º Fest Aruanda | Um Vandré na vida, outro na tela

Agora, o Geraldo Vandré que conhecemos na década de 1960 sobrevive apenas em filme, num curioso contraste com sua pessoa real, que compareceu, aos 88 anos, para uma homenagem no encerramento da 18ª edição do Fest Aruanda. Aquele Vandré apaixonado, que entoava “Para Não Dizer que Não Falei das Flores” como um hino de guerra em 1968 continua bem vivo, porém, no documentário “Vandré no Exílio”, que foi resgatado do YouTube com pequeno tratamento de imagem e o acréscimo de legendas para exibição no encerramento do Aruanda.

"Amazônia, o Maior Rio do Mundo" - Cinemateca Brasileira/Divulgação

18º Fest Aruanda | Um tesouro amazônico exibido na Paraíba

Preservação. É no momento em que o cinema encontra um filme perdido, realizado há mais de um século, que realmente nos damos conta que precisamos nos preocupar mais com a conservação da cinematografia brasileira. A famosa frase chilena de que “um povo sem memória é um povo sem futuro” ganha força nos dias de hoje, especialmente pelo caso mais recente, vindo do continente europeu, na República Tcheca.

"Agora Cai a Luz Vertical" - Divulgação

33º Cine Ceará | O olhar feminino e a efetiva representatividade da mulher

Ultimamente, tem-se buscado por uma mudança nas narrativas, ressignificadas por novos olhares, antes oprimidos pela supremacia patriarcal. Neste sentido, chama atenção o filme exibido na noite de segunda-feira, dia 27 de novembro, no 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no que diz respeito ao olhar sobre a mulher no cinema e sua efetiva representatividade: o longa “Agora Cai a Luz Vertical”,
dirigido pela cineasta grega Efthymia Zymvragaki.

"Memórias da Chuva" - Divulgação"

33º Cine Ceará | A aspereza bem vinda das rimas cinematográficas  

Rimas temáticas entre filmes sempre geram certo regozijo em cinéfilos. Seja pela possibilidade de uma abordagem oriunda de diferentes vieses acerca de certo tema ou fatos históricos, ou pela chance de estender uma análise a partir de variadas formas de se fazer Cinema. Na edição 2023 do Cine Ceará, essa oportunidade de se estender temas semelhantes em encontros entre diferentes tipos de Cinema e reflexões aconteceu de modo bastante introspectivo.

"Guapo'Y" - Divulgação

A Mostra Territórios na 17ª CineBH: Um Novo Espaço para o Cinema Autoral Latino-Americano

Habituado a ser um festival cujo destaque normalmente gira em torno de sua programação voltada ao mercado e ao fomento de produção, a 17ª Mostra CineBH trouxe uma mostra competitiva de filmes pela primeira vez na história do evento, dedicada exclusivamente a obras latino-americanas. A edição inaugural da ‘Territórios’ deixa claro que, ao invés de longas-metragens consagrados nos grandes festivais internacionais, ela promete ser um gargalo para obras experimentais de menor repercussão, mas de igual ou superior qualidade artística que aquela América Latina que circula em Cannes, Berlim ou Veneza.

Assembleia Geral Abraccine 2023

Abraccine elege nova diretoria para o biênio 2023/2025

Em assembleia geral ordinária, realizada on-line no último dia 23 de setembro de 2023, a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema elegeu a nova diretoria para o biênio 2023-2025.  A nova diretoria, conforme anunciado no anúncio da chapa, será composta por: Diretoria: Renato Silveira (MG) – PresidenteFlávia Guerra (SP) – Vice-presidenteYasmine Evaristo (MG)…

27º Cine PE: “Frevo Michiles” e “Moventes”: transbordamentos em arte e vida nordestinas

“Frevo Michiles”, longa-metragem escrito e dirigido por Helder Lopes, foi exibido na noite de abertura do 27º Cine PE e marcou o festival com sua sessão calorosa. Ao subir os créditos, era vibrante a energia do público, em total entrega ao filme, cantando e dançando junto. Também, pudera, o documentário é sobre ninguém menos do que J. Michiles, grande compositor de frevos recifense, cujos 80 anos de vida se misturam à arte da música brasileira, sobretudo à música pernambucana.