Descarbonização da Produção
  • Berço ao portão
  • Descarte ao túmulo e ao berço
12/12/2023 – Em meio às intensas discussões sobre as mudanças climáticas causadas pelos GEE, a diretoria de Manufatura da AEA voltou suas atenções para identificar/quantificar, por meio da metodologia da ACV (Análise do Ciclo de Vida) as emissões de CO2 ao longo da longa cadeia produtiva dos veículos automotivos. Com esse objetivo, a diretoria solicitou a um dos coordenadores dos programas prioritários do Rota 2030, que abrisse um edital para a execução de um projeto que atendesse às expectativas. O edital foi aberto e temos um projeto denominado “Berço ao Portão” em andamento.
 
Esse mapeamento quantitativo das emissões de CO2 ao longo da cadeia produtiva, em conjunto com a matriz energética brasileira, fornecerá às empresas, universidades e governo, informações relevantes para tomadas de decisões estratégicas relacionadas à P&D de novos materiais, produtos e processos e, consequentemente, tem potencial de elevar o nível de competitividade da produção nacional a um patamar internacional.
 
Outro tópico tão importante quanto o “Berço ao Portão” está relacionado ao direcionamento adequado e ambientalmente sustentável aos veículos em final de vida e seus respectivos componentes (sólidos e líquidos).
 
Para este tópico, a diretoria de Manufatura da AEA vem liderando discussões e suportando o projeto denominado “Descomissionamento Veicular”, cujos principais objetivos são: (i) mapear as iniciativas locais e globais, públicas e privadas, incluindo as legislações vigentes; (ii)  criar metodologias e protocolos de descomissionamento para o direcionamento sustentável das partes; (iii)  criar critérios científicos de classificação das peças/conjuntos/subconjuntos quanto a reusabilidade, reparabilidade, remanufaturabilidade e reciclabilidade, e (iv)  elaborar e propor a criação de novos arranjos produtivos que valorizem e reutilizem as peças em final de vida.
 
A diretoria de Manufatura da AEA, além dos temas relacionados a tecnologias da indústria 4.0, competitividade e produtividade da manufatura do setor automotivo, discute e lidera os temas aqui descritos conectando-os e buscando a criação de um ecossistema de economia circular sustentável e carbono neutro de todo o processo produtivo “Berço ao Berço”.

_______________________________________________________________________
Imagens:

 
    
Download    
    

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. 
Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 - textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih - juliana@textofinal.com