Comitê de Política Monetária (Copom)

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic.

As reuniões normalmente ocorrem em dois dias seguidos e o calendário de reuniões de um determinado ano é divulgado até o mês de junho do ano anterior.

A reunião do Copom segue um processo que procura embasar da melhor forma possível a sua decisão. Os membros do Copom assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados. Assim, o Comitê utiliza um amplo conjunto de informações para embasar sua decisão. Depois, a reunião é reservada para a discussão da decisão entre os membros. A decisão é tomada com base na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados. Todos os membros do Copom presentes na reunião votam e seus votos são divulgados. As decisões do Copom são tomadas visando com que a inflação medida pelo IPCA situe-se em linha com a meta definida pelo CMN.

A decisão do Copom é divulgada no mesmo dia da decisão por meio de Comunicado na internet. As Atas das reuniões do Copom são publicadas no prazo de até quatro dias úteis após a data da realização das reuniões. Normalmente, as reuniões do Copom ocorrem em terças e quartas-feiras e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8:00.

Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Para que a política monetária atinja seus objetivos de maneira eficiente, o Banco Central precisa se comunicar de forma clara e transparente. Além do comunicado e da ata da reunião, o Banco Central publica, a cada trimestre, o Relatório de Política Monetária (denominado Relatório de Inflação entre 1999 e 2024), que analisa a evolução recente e as perspectivas da economia, com ênfase nas perspectivas para a inflação.

Veja também o Comitê de Estabilidade ​​Financeira (Comef).






Entenda como funciona a reunião do Copom​

Quarta-feira anterior à reunião é o início do silêncio do copom;primeira sessão é na terça seguinte e quarta de manhã, ocorrem apresentações sobre a economia brasileira e mundial. A segunda sessão é na tarde de quarta, ocorre a avaliação das perspectivas de inflação, decisão e divulgação da taxa selic. Na terça seguinte é o fim do silêncio e divulgação da ata do copom.

Decisão com base em dados, não em datas

O Copom toma suas decisões a cada reunião, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica. O BC define a taxa Selic visando o cumprimento da meta para a inflação. ​

Calendário do Copom



Calendário de 2025 completo

Comunicados das decisões

Atas do Copom

Apresentações técnicas

*As apresentações da primeira e da segunda sessão são divulgadas após encerramento de seus prazos de sigilo, atualmente classificados em 4 e 8 anos, respectivamente.

Sistema de análise e projeções

Histórico das taxas de juros

Histórico das votações do Copom (XLSX)

Questionário Pré-Copom

Regulamento do Copom