Ricardo TRIWI Pinto Martins

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  • Agência Multicom  Graphic
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Education

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Graphic

    PUC-RS

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    Com uma sólida experiência profissional em diversas empresas, onde atuei diretamente no relacionamento com agências e jornalistas, decidi buscar um curso de especialização que me permitisse unir o conhecimento prático com o embasamento acadêmico.

    O MBA em Jornalismo Digital foi a escolha ideal para aprofundar e desenvolver competências necessárias para compreender as novas tendências do jornalismo. Entre os diversos aprendizados obtidos no decorrer do curso, alguns foram fundamentais…

    Com uma sólida experiência profissional em diversas empresas, onde atuei diretamente no relacionamento com agências e jornalistas, decidi buscar um curso de especialização que me permitisse unir o conhecimento prático com o embasamento acadêmico.

    O MBA em Jornalismo Digital foi a escolha ideal para aprofundar e desenvolver competências necessárias para compreender as novas tendências do jornalismo. Entre os diversos aprendizados obtidos no decorrer do curso, alguns foram fundamentais para o meu crescimento profissional, como: elaborar o planejamento estratégico; posicionar a marca do cliente de acordo com seus objetivos; desenvolver uma linha editorial consistente; fortalecer o relacionamento com jornalistas; e produzir conteúdo de alta qualidade.

    O MBA foi composto por 390h, além da apresentação do TCC. Essa experiência acadêmica proporcionou uma visão atualizada do cenário do jornalismo, capacitando-me a enfrentar os desafios da comunicação em um mundo em constante transformação.

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    Com uma trajetória profissional já dedicada ao marketing digital, percebi a necessidade de aprimorar e atualizar meus conhecimentos na área. Embora já tivesse uma base sólida adquirida através da experiência prática e outras experiências acadêmicas, senti que era fundamental complementar meu aprendizado com uma nova experiência especializada.

    Após uma cuidadosa pesquisa, optei pelo MBA em Marketing Estratégico Digital, por ser um curso que aborda as mais recentes tendências e estratégias…

    Com uma trajetória profissional já dedicada ao marketing digital, percebi a necessidade de aprimorar e atualizar meus conhecimentos na área. Embora já tivesse uma base sólida adquirida através da experiência prática e outras experiências acadêmicas, senti que era fundamental complementar meu aprendizado com uma nova experiência especializada.

    Após uma cuidadosa pesquisa, optei pelo MBA em Marketing Estratégico Digital, por ser um curso que aborda as mais recentes tendências e estratégias do marketing aplicado ao ambiente digital. Durante o programa, tive a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o sucesso nessa área.

    O curso, com carga horária total de 390h, abrangendo temas como Estratégia de Marketing, Branding, Comportamento do Consumidor, SEO, Marketing de Conteúdo, Publicidade Online e Análise de Dados.

    Concluir o curso foi um marco importante na minha carreira, pois me proporcionou uma visão estratégica e atualizada do mercado.

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    Intercâmbio realizado em Cambridge, Inglaterra, na importante escola Bell International College. Durante essa experiência enriquecedora, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos do idioma inglês, aprimorando minhas habilidades linguísticas através de aulas imersivas e conversação.

    Além do aprendizado do idioma, estagiei no departamento de Marketing da escola, onde pude apoiar o desenvolvimento de campanhas voltadas especificamente para o público brasileiro. Essa experiência…

    Intercâmbio realizado em Cambridge, Inglaterra, na importante escola Bell International College. Durante essa experiência enriquecedora, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos do idioma inglês, aprimorando minhas habilidades linguísticas através de aulas imersivas e conversação.

    Além do aprendizado do idioma, estagiei no departamento de Marketing da escola, onde pude apoiar o desenvolvimento de campanhas voltadas especificamente para o público brasileiro. Essa experiência me permitiu aplicar meus conhecimentos em um contexto multicultural.

    Também tive a chance de auxiliar estudantes recém-chegados, oferecendo suporte e orientação durante sua adaptação à nova realidade. Atuei no aprimoramento da comunicação interna da escola, focando no relacionamento entre a instituição e os alunos, visando fortalecer os laços e promover uma experiência positiva para todos.

    Essa experiência ampliou minha visão global e me preparou para enfrentar desafios em ambientes multiculturais.

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    Especialização em Marketing Digital.

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    Graduei-me em Marketing pela renomada Escola Superior Cândido Mendes. Com um corpo docente altamente qualificado e uma grade curricular completa, a ESCM me proporcionou uma educação de excelência.

    Optei por um curso tradicional, pois entendi que era fundamental construir uma base sólida de conhecimentos, compreendendo os conceitos, a história e os principais autores do marketing.

    Essa formação tradicional me permitiu desenvolver um olhar crítico e analítico sobre o marketing…

    Graduei-me em Marketing pela renomada Escola Superior Cândido Mendes. Com um corpo docente altamente qualificado e uma grade curricular completa, a ESCM me proporcionou uma educação de excelência.

    Optei por um curso tradicional, pois entendi que era fundamental construir uma base sólida de conhecimentos, compreendendo os conceitos, a história e os principais autores do marketing.

    Essa formação tradicional me permitiu desenvolver um olhar crítico e analítico sobre o marketing, entendendo suas raízes e sua evolução ao longo do tempo. Ao longo da minha formação, busquei adquirir um conhecimento profundo e abrangente na área, estudando tanto as teorias clássicas quanto as tendências mais atuais do mercado.

    Acredito que essa base sólida é fundamental para um profissional de marketing, pois nos permite não apenas acompanhar as tendências do mercado, mas também compreender profundamente o comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas embasadas.

Licenses & Certifications

  • Gerenciamento de projetos SCRUM Graphic

    Gerenciamento de projetos SCRUM

    TOTVS

    Issued
  • Especialista em SEO Graphic

    Especialista em SEO

    Agência Mestre

    Issued
  • Formação em Marketing Digital Graphic

    Formação em Marketing Digital

    Instituto Infnet

    Issued
  • Formação em Gerenciamento de Projetos PMI Graphic

    Formação em Gerenciamento de Projetos PMI

    Projectlab

    Issued
  • Comunicação Eficaz e Liderança

    Dale Carnegie Training - Rio de Janeiro

    Issued
  • Técnicas de Negociação

    Market Biz

    Issued

Publications

  • Baidu, uma ameaça para o Google Brasil?

    Digitais do Marketing

    Artigo sobre a entrada do Baidu, gigante da busca na China que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2012.

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  • Pinterest: a rede social que veio para ficar

    Digitais do Marketing

    O Pinterest veio para ficar e este artigo suas funcionalidades e vantagens para profissionais e empresas que atuam nas redes sociais.

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  • Como medir o tráfego das Redes Sociais no Google Analytics

    Digitais do Marketing

    Se você é um profissional de mídia social e fica restrito no relatório do Google Analytics em ver somente a quantidade de visitas proveniente do Twitter, Facebook e outras redes sociais e não consegue analisar o nível de engajamento dos usuários em seu site, este é um post daqueles: “Seus problemas acabaram”

    Criei este artigo com base em alguns testes e confirmei o resultado com pesquisas e buscando referências de outros profissionais que já trabalham com isso. Gostaria muito de receber…

    Se você é um profissional de mídia social e fica restrito no relatório do Google Analytics em ver somente a quantidade de visitas proveniente do Twitter, Facebook e outras redes sociais e não consegue analisar o nível de engajamento dos usuários em seu site, este é um post daqueles: “Seus problemas acabaram”

    Criei este artigo com base em alguns testes e confirmei o resultado com pesquisas e buscando referências de outros profissionais que já trabalham com isso. Gostaria muito de receber comentários de profissionais do mercado para melhoria deste estudo e de novas dicas sobre segmentos avançados do Google Analytics.

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  • 15 dicas para melhorar a conversão de seu site

    Digitais do Marketing

    Melhorar a conversão de seu site requer algumas atitudes que estão longe de adivinhação e sim estratégias bem desenhadas. Abaixo algumas dicas para melhorar a conversão de seu site. Não são difíceis e nem impossíveis, basta colocá-las em práticas.

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  • Aumente a visibilidade dos seus vídeos no YouTube

    Digitais do Markerting

    De nada adianta criarmos incríveis vídeos se eles não são vistos, no YouTube encontramos muitos casos assim, excelente conteúdo, mas pouco divulgado. Isso acontece pois muitos geradores de conteúdo (empresas também) acabam focando apenas em gerar o conteúdo e esquecem de divulgá-lo, erro comum, mas fácil de ser contornado. Neste post separei 10 dicas simples e fáceis de serem executadas e que podem ajudar você a promover seus vídeos.

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  • Antecipe a demanda do seu negócio com o Google Insight

    Digitais do Marketing

    Para muitas empresas que investem na internet, seja com Adwords, SEO ou na Mídia Social é interessante entender quando os seus consumidores estão mais propensos a buscar pelo seu produto ou serviço para que assim você possa otimizar o seu investimento, adequando a verba e a demanda. Os aprendizados obtidos aqui poderão também ser aplicado no off-line, por exemplo, alinhar os anúncios que você já realiza em revistas e jornais de acordo com o início desta demanda.

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  • Entenda porque estão abandonando o seu site

    Digitais do Marketing

    Como podemos transformar visitantes que acessam o nosso site em consumidores ou leitores?

    Esta é uma pergunta feito por empresas de todos os portes e profissionais do mercado, principalmente de Web Analytics, que acompanham centenas e milhares de pessoas acessando seus sites todos os dias e saem deles sem deixar rastros. É difícil entender o que eles queriam ao visitar o seu site, afinal, não temos como perguntar.

    Porém, a boa notícia que isso não é impossível e há ferramentas que…

    Como podemos transformar visitantes que acessam o nosso site em consumidores ou leitores?

    Esta é uma pergunta feito por empresas de todos os portes e profissionais do mercado, principalmente de Web Analytics, que acompanham centenas e milhares de pessoas acessando seus sites todos os dias e saem deles sem deixar rastros. É difícil entender o que eles queriam ao visitar o seu site, afinal, não temos como perguntar.

    Porém, a boa notícia que isso não é impossível e há ferramentas que podemos nos ajudar a conseguir tais valiosas informações e este artigo irá abordar 5 ferramentas para que você possa entender o porque os visitantes estão abandonado o seu site.

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  • PeerIndex: Medindo a influência no Twitter

    Digitais do Marketing

    Identificar influenciadores com base em dados e não em suposições ou “fama” nos permite obter resultados de maior qualidade e nos ajuda a definir melhor as nossas estratégias. O PeerIndex é uma excelente ferramenta para definir a influência de determinados usuários nos tópicos no qual atuam e a influência na mídia social, além de comparar entre dois usuários diferentes.

    É uma ferramenta que pode ser usada em parelelo com o Klout ou alguma outra ferramenta para identificar influenciadores…

    Identificar influenciadores com base em dados e não em suposições ou “fama” nos permite obter resultados de maior qualidade e nos ajuda a definir melhor as nossas estratégias. O PeerIndex é uma excelente ferramenta para definir a influência de determinados usuários nos tópicos no qual atuam e a influência na mídia social, além de comparar entre dois usuários diferentes.

    É uma ferramenta que pode ser usada em parelelo com o Klout ou alguma outra ferramenta para identificar influenciadores para algum eventual relacionamento ou ação.

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  • Facebook caminhando para tornar-se único

    Mundo do Marketing

    É incrível e notória a capacidade do Facebook de inovar. Suas últimas alterações mostram a sua intenção de possuir um espaço social único entre as pessoas e empresas. Estas mudanças, no entanto, estão longe de serem apenas estéticas. Para as empresas, estas mudanças significam novas possibilidades de contato com seus consumidores, como também a possibilidade de conquistar outros novos, que a cada mudança do Facebook, concentrada no designer e na experiência de uso, abre portas para usuários que…

    É incrível e notória a capacidade do Facebook de inovar. Suas últimas alterações mostram a sua intenção de possuir um espaço social único entre as pessoas e empresas. Estas mudanças, no entanto, estão longe de serem apenas estéticas. Para as empresas, estas mudanças significam novas possibilidades de contato com seus consumidores, como também a possibilidade de conquistar outros novos, que a cada mudança do Facebook, concentrada no designer e na experiência de uso, abre portas para usuários que ainda não estavam presentes.

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  • Integração Offline e Online

    Mundo do Marketing

    A questão hoje não é se devemos integrar Offline e Online, mas como, quando e quanto. Questionando-me assim, em viagem recente por alguns países da Europa, procurei ficar atento como empresas, principalmente de bens de consumo, estavam agindo na integração do Offline com o Online, além de conversar com muitos profissionais Europeus. A boa notícia é que o Brasil não está muito atrás. O que falta para nós é realmente acreditar nas Redes Sociais e na integração, mas isso será um caminho natural.

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Courses

  • 6º Encontro com Profissionais de Comunicação de Marketing – 2007/Rio de Janeiro

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  • Bell International College – Curso de inglês e residência em Cambridge, UK - 2011

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  • Curso Otimização para Ferramentas de Busca (SEO) – MestreSEO – 2010/São Paulo

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  • Curso de Gerenciamento de Projetos SCRUM – TOTVS – 2011/São Paulo

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  • Dale Carnegie Training – Recursos Humanos: Comunicação Eficaz e Liderança – 2007/Rio de Janeiro

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  • Formação em Gerenciamento de Projetos PMI – Project Lab – 2008/Rio de Janeiro

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  • Formação em Marketing Digital – Infnet – 2010/Rio de Janeiro

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  • Forum Mobile+ 2015

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  • Fórum E-commerce Brasil 2015

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  • Fórum E-commerce Brasil 2016

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  • HSM Management: Expo Management – 2008, 2009, 2010/São Paulo

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  • II Fórum Transmídia Experience 2012 - Era Transmídia - 2012/São Paulo

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  • II Fórum de Recursos Humanos – ESCM – 2006/Rio de Janeiro

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  • III Seminário de Marketing – Mundo do Marketing – 2008/Rio de Janeiro

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  • Market Biz Treinamentos Empresarias: Técnicas de Negociação – 2007/Rio de Janeiro

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  • OlhóSEO – 2012/Florianópolis

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  • Social Media Brasil – 2010, 2011 e 2012/São Paulo

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  • Switch On – Marketing de Varejo e Internet – Panamericana – 2011/São Paulo

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  • Think with Google 2015

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  • Web Expo Forum 2012/São Paulo

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  • Workshop Mundo do Marketing – Marketing Digital, Mkt Direto, Mkt de Relacionamento, Mkt Promocional – 2007/Rio de Janeiro

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Projects

  • CNA Hello Pizza

    O projeto CNA Hello Pizza http://www.cna.com.br/hellopizza proporciona estudantes do CNA a estudarem e treinarem inglês de uma forma mais cotidiana, espontânea e real: atendendo pedidos de pizza por telefone, de uma pizzaria em Los Angeles. O atendimento era realizado através de uma URA que possibilitava o cliente delivery escolher fazer seu pedido diretamente com um estudante brasileiro e em troca ganhar sua pizza de graça.

    O projeto já ganhou enorme visibilidade deste o seu lançamento…

    O projeto CNA Hello Pizza http://www.cna.com.br/hellopizza proporciona estudantes do CNA a estudarem e treinarem inglês de uma forma mais cotidiana, espontânea e real: atendendo pedidos de pizza por telefone, de uma pizzaria em Los Angeles. O atendimento era realizado através de uma URA que possibilitava o cliente delivery escolher fazer seu pedido diretamente com um estudante brasileiro e em troca ganhar sua pizza de graça.

    O projeto já ganhou enorme visibilidade deste o seu lançamento em maio de 2015, alguns veículos:

    Fast Company:
    http://www.fastcocreate.com/3046740/how-ordering-a-pizza-in-la-is-helping-students-in-brazil-learn-english

    AdWeek:
    http://www.adweek.com/adfreak/brazilians-learn-english-taking-real-la-pizza-orders-sequel-famous-campaign-164997
    http://www.adweek.com/agencyspy/fcb-brasil-helps-cna-students-learn-english-with-pizza/87066

    Nacionais:
    http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/post/20150515/alo-voce-cna/6696.shtml
    http://www.publicitariossc.com/2015/05/aprendendo-ingles-com-situacoes-da-vida-real/
    http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/hello-pizza/
    http://www.b9.com.br/58061/advertising/cna-coloca-alunos-para-anotarem-pedidos-feitos-por-telefone-a-pizzaria-americana/
    http://www.blogdoadonis.com.br/2015/05/27/aluno-manda-pizza-para-l-a-com-desconto/
    http://propmark.uol.com.br/anunciantes/53758:cna-transforma-pedido-de-pizza-em-aula-de-ingles

    Outros:
    http://www.bestadsontv.com/ad/71359/CNA-Hello-Pizza
    http://www.coloribus.com/adsarchive/online/cna-language-school-hello-pizza-20338055/
    http://www.shots.net/news/article/87241/students-get-language-skills-in-order-with-fcb
    http://www.adeevee.com/2015/05/cna-english-school-hello-pizza-film-mobile/
    https://www.facebook.com/goodvertising/posts/892431240820911?__mref=message_bubble
    http://mott.pe/noticia/9386/una-escuela-ensena-ingles-a-sus-alumnos-con-la-mas-rica-y-original-idea.html
    http://br.adforum.com/creative-work/ad/latest/34513256/hello-pizza/cna

    See project
  • Speaking Exchange

    Em conjunto com a agência FCB Brasil, o projeto Speaking Exchange conquistou diversos prêmios, além de mudar a vida de jovens brasileiros e idosos americanos residentes em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital exclusiva, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat. Foi o projeto mais premiado de 2014.

    Vídeo no YouTube com mais de 1.200.000…

    Em conjunto com a agência FCB Brasil, o projeto Speaking Exchange conquistou diversos prêmios, além de mudar a vida de jovens brasileiros e idosos americanos residentes em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital exclusiva, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat. Foi o projeto mais premiado de 2014.

    Vídeo no YouTube com mais de 1.200.000 visitas:
    http://youtu.be/-S-5EfwpFOk?list=UUPVFzmwJJWJS00iTxo1xDYg

    Site do projeto:
    http://www.cna.com.br/speakingexchange/

    Cannes (10 Leões)
    • 3 Ouro (2 Promo & Activation e 1 Direct)
    • 3 Prata (2 Cyber e 1 Direct)
    • 4 Bronze (2 Cyber, 1 Direct e 1 Branded Content & Entertainment)

    Clio Awards (4 prêmios)
    • 2 Ouro
    • 2 Prata

    CCSP
    • Estrela Preta
    • 2 Estrelas Ouro (Marketing Direto e Digital)

    MaxiMídia
    • Ouro - Melhor uso de mídia digital
    • GP

    Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda 2014 (ESPM)
    • Categoria empresa
    • GP

    • LIA 2014 (London International Awards)
    • 3 Prata (Interaction, Direct Marketing/Experiential Non Traditional Media e Web/Services/Non Traditional).

    El Ojo Iberoamerica
    • GP - Direto
    • 5 Ouro - Interativo (Branded Content) / Promo (Lançamento de produto) / Direto (Melhor ação fidelização e/ou construção de marca) / PR (Ações para o consumidor) / Produção Audiovisual (Melhor Produção Integral - Formatos não convencionais)
    • 2 Prata - Cine/TV e Produção Audiovisual (Melhor Direção/Formatos não convencionais)
    • 2 Bronze - Tercer Ojo e Inovação (Sustentável)

    Premio Lusos 2014
    • Ouro - Eficácia
    • 3 GPs:
    • Digital
    • Marketing Relacional/Direto
    • Marketing Relacional/Direto - Jornalistas

    Cristal Festival 2014

    Festival Grand Cristal (prêmio máximo do festival)
    • Grand Cristal - Digital & Mobile
    • Cristal (ouro) - Digital Application
    • Esmeralda - Integrated

    Caples Awards
    • Prata - Integrated Campaign
    • Bronze - Creative use of technology

    See project
  • Professor e Palestrante de Marketing Digital

    - Present

    * Devido ao espaço limitado, nem todas as palestras estão aqui, apenas as mais recentes *

    Palestrante sobre Marketing Digital Industrial no evento Marketing Pocket. Maio/2019

    Palestrante no evento Indústria 2.0 realizado pela LabTech sobre o tema: Marketing Digital par Indústrias e B2B. SP, dezembro/2018

    Palestrante no Webinar realizado pela Dinamize sobre o tema Marketing Digital B2B. SP, novembro/2018.

    Palestrante no Workshop Marketing Pocket Digital sobre o tema:…

    * Devido ao espaço limitado, nem todas as palestras estão aqui, apenas as mais recentes *

    Palestrante sobre Marketing Digital Industrial no evento Marketing Pocket. Maio/2019

    Palestrante no evento Indústria 2.0 realizado pela LabTech sobre o tema: Marketing Digital par Indústrias e B2B. SP, dezembro/2018

    Palestrante no Webinar realizado pela Dinamize sobre o tema Marketing Digital B2B. SP, novembro/2018.

    Palestrante no Workshop Marketing Pocket Digital sobre o tema: Marketing B2B: 7 Elementos Essenciais. SP, outubro/2018.

    Palestrante no curso de Pós-Graduação em Medicina Estética sobre o tema Marketing Digital para Médicos. SP, setembro/2018.

    Palestrante no evento Varejo 2.0, realizado pelo Instituto do Varejo sobre o tema: Como Vender Mais Através da Internet. Ribeirão Preto, agosto/2018

    Palestrante de Marketing Digital no 13ª Semana de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero, sobre o tema: Ver para Crer ou Crer para Ver. SP, maio/2016.

    Palestrante no curso Comunicação Digital no MBA da Associação Brasileira da Comunicação Empresarial sobre o tema: Marketing funcional e marketing emocional. SP, Março/2015.

    Palestrante de Marketing Digital no evento Santos Digital Summit 2014, realizado pela Faculdade Metropolitana de Santos, com apresentação de cases em marketing digital. Santos, novembro/2014.

    Palestrante no curso de Marketing Digital realizado pelo professor Gil Giardelli na ESPM sobre o tema: Como gerar conteúdo de valor para seus clientes. SP, Fevereiro/2013.

    Professor no curso Marketing Digital para Empreendedores realizado pela E-commerce.org sobre o tema: Mídias Sociais para Pequenas e Médias Empresas. São Paulo, Abril/2013.

    Professor no curso Marketing Digital para Empreendedores realizado pela E-commerce.org sobre o tema: Mídias Sociais para Pequenas e Médias Empresas. São Paulo, Fevereiro/2013.

    Professor do curso Mídias Sociais: Ativação, Planejamento, Monitoramento e Métricas. Taubaté, Abril/2013.

  • Digitais do Marketing

    -

    Digitais do Marketing foi o primeiro portal colaborativo sobre Marketing Digital, sendo idealizado por Ricardo Martins. O portal contou com mais de 40 autores nas mais diversas áreas do marketing digital, tornando-se referência entre os profissionais da área.

Languages

  • Inglês

    Professional working proficiency

  • Português

    Native or bilingual proficiency

  • Italiano

    Limited working proficiency

  • Espanhol

    Limited working proficiency

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