PRATELEIRA AMBIENTAL

Participe!

No dia 10 de junho, às 14h, o Participe! trará especialistas para falarem a respeito dos incêndios florestais: Operação SP sem fogo; programas e medidas de prevenção; monitoramento; controle e combate; sensibilização das pessoas em relação às causas e consequências dos incêndios florestais, para a flora, a fauna, a saúde humana e as mudanças climáticas; e o que fazer em uma ocorrência de incêndio florestal.

“O incêndio florestal é caracterizado pelo fogo sem controle que avança sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser iniciado pelo homem (intencional ou acidental) ou por fonte natural (raio)” (IBAMA).

No período de estiagem (junho a outubro), o risco de incêndios florestais se intensifica drasticamente, pois o fogo pode alastrar-se rapidamente por extensas áreas vegetadas, em um curto período de tempo. Os incêndios podem atingir florestas, alcançar residências e propriedades rurais. Além disso, os incêndios podem ameaçar as cidades e colocar em risco motoristas nas estradas. Os incêndios ainda causam danos materiais e prejuízos econômicos, como perda de patrimônio e dispêndio de recursos públicos na prevenção e combate, além das despesas dos serviços de saúde, relativos ao aumento de atendimentos médico-hospitalares.

Envie seus comentários, Participe!

DICIONÁRIO AMBIENTAL

Onde Tem Educação Ambiental

Quer visitar um museu ou fazer uma trilha? Saiba onde são oferecidas as atividades permanentes de Educação Ambiental.