Pelo quinto ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apura a situação previdenciária dos 218 municípios que atualmente possuem Regimes Próprios de Previdência Social ativos, por meio do Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal, IEG-Prev/Municipal.

O índice monitora o recolhimento dos encargos, o eventual endividamento do ente com a Previdência, a evolução dos investimentos, o quadro atuarial, a gestão e a sustentabilidade do RPPS.

Com os resultados, obtidos a partir de dados da Audesp e de informações prestadas pelos Municípios, é possível traçar um panorama da questão previdenciária, reduzindo o risco potencial de prejuízos aos cidadãos.

Dando transparência a essas conclusões, o TCESP ainda contribui para que os gestores possam, se necessário, adotar as medidas de correção cabíveis.

A participação dos órgãos do Município no levantamento, uma nova ferramenta do Tribunal para a análise das contas públicas, é obrigatória.

IEG-Prev

O IEG-Prev/Municipal - TCESP (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal) tem por objetivo aferir a adequação do Ente à legislação e à aplicação de boas práticas na gestão previdenciária no município.

Todos os órgãos dos municípios do Estado de São Paulo participam, com exceção dos Consórcios, entidades da administração indireta independentes e do município de São Paulo (Capital), fiscalizado pelo TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

O índice demostrará a existência de eventual endividamento previdenciário com o Regime Geral de Previdência Social/ Regime Próprio de Previdência Social e o comprometimento das receitas do município em relação ao pagamento dos encargos e dívidas previdenciárias. Avaliará a atuação dos Regimes Próprios de Previdência Social em diversas áreas, dando ênfase à situação atuarial e à administração dos investimentos desses RPPS dos municípios do estado de São Paulo.

Faixas do IEG-Prev

A
B+
B
C+
C
A - Altamente Efetiva
IEG-Prev/Municipal maior ou igual a 95% da nota máxima e nota igual ou maior que 90 em todos os tipos de questionários aplicados no município

Média dos Municípios do Estado

Municípios quantidade por faixa

Análises Específicas por Assuntos Abordados no IEG-Prev/Municipal - TCESP

Dos 223 Regimes Próprios de Previdência Social fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 4 informaram, em 2019 e 2020, estar em processo de extinção, e em 2021 a 2023 passaram a ser 5 Municípios. Informamos que as notas do IEG-Prev/Municipal foram aplicadas apenas aos municípios com RPPS ativo.

Desse modo, consideramos os dados informados pelos 219 RPPS, em 2019 e 2020, e 218 RPPS, em 2021 a 2023, do estado de São Paulo, com situação de funcionamento ativa, para as análises a seguir:

População Coberta

Situação Atuarial - Municípios

Situação Atuarial - Valor Total

Metas para aplicações de recursos (RPPS)

Parcelamentos - Municípios

Parcelamentos - Saldos

Investimentos - Saldos

Análises Específicas por Município

Ativos
-
Aposentados/Pensionistas
-
Mantidos Pelo Tesouro*
-
Déficit Atuarial
-

Mapa

Faixas

Investimentos

Os investimentos representam o montante disponível pelo RPPS para arcar com os pagamentos dos benefícios atuais e futuros.

Este gráfico evidencia a evolução do somatório dos investimentos do Município selecionado:

Saldo dos Investimentos

Demonstrativos Previdenciários

Os Demonstrativos Previdenciários têm como objetivo acompanhar as arrecadações, parcelamentos e rentabilidades dos investimentos dos Municípios ao longo do exercício, inclusive, gerando alertas em caso de receita ou rentabilidade aquém do previsto, tendo em vista a tendência ao desequilíbrio financeiro e atuarial do RPPS.

A seguir serão apresentados dados do Município selecionado:

Contribuição Patronal

Contribuição dos Servidores

Receitas Arrecadadas Total

Parcelamentos Saldo quadrimestral

Rentabilidade x Meta trimestral

Publicações**


* Considerado o total de ativos, aposentados e pensionistas que serão/são mantidos pelo tesouro.

** A Classificação objeto desta publicação está baseada exclusivamente em informações prestadas pelos próprios Municípios, sujeitas, portanto, a alterações decorrentes das ações da fiscalização, tornando-se definitiva com o trânsito em julgado do Parecer emitido.

Fonte: Os dados se referem a informações enviadas pelos órgãos/entidades: IEG-Prev (anual), RIRPP (mensal), DRPA (mensal), DREI (trimestral) e DP (quadrimestral). Somente alguns quesitos dos questionários do IEG-Prev são validados pela fiscalização.

Dados do IEG-Prev demasiadamente inconsistentes foram adequados conforme o histórico dos dados anteriores ou posteriores