Objetivo

De forma inédita no Brasil, o II Encontro Energia & Comunidades trouxe cerca de trezentos representantes das populações extrativistas, indígenas, quilombolas e ribeirinhas da região amazônica beneficiárias ou a serem beneficiadas pelos programas de universalização do acesso à energia elétrica.

Seu objetivo é promover um amplo debate com transparência e participação ativa dessas populações junto aos representantes governamentais e distribuidoras de eletricidade para garantir com que suas demandas de acesso à energia, de pós-atendimento e de serviços energéticos sejam atendidas rapidamente e dimensionadas para as necessidades básicas e produtivas das comunidades.

Programação Realizada

7h – 15hVisita de Campo a comunidades quilombolas sem energia elétrica
17h – 18hRecepção e credenciamento
18h – 19h30

Abertura do Encontro (falas institucionais)

Mestre de Cerimônia: Caetano Scannavino – Rede Energia e Comunidades

Atanagildo Matos, coordenador do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS/PA

Concita Sompré, presidente da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará – Fepipa

Iraci dos Santos, coordenador da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará – Malungu e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq

Avanilson Karajá, representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – Coiab

Edilza Joana Oliveira Fontes, secretária de Igualdade Racial e Direitos Humanos do estado do Pará

Deputado Federal Airton Faleiro – Representantes do Congresso Nacional

Edel Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática

 Confira aqui o vídeo de transmissão da abertura do Encontro.
19h30 – 21h30Jantar de Confraternização

Inscrições

De 9 a 11 de maio – Belém – PA

Parte do encontro será transmitido on line somente para quem fizer inscrição antecipada neste formulário, de forma gratuita. 

A Plataforma para assistir ao vivo ao evento será o YouTube. Os inscritos receberão o link e informações sobre os horários uma semana antes do encontro, quando encerrará o prazo para inscrição de participação on line.

Resultados

O documento de reivindicações final do II Encontro Energia e Comunidades ecoa a voz dos povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia brasileira. Ele reflete as principais reivindicações dos povos em relação à energia e todos os serviços e projetos a ela relacionados.

Contato

Imprensa

Jornalista, venha cobrir o nosso evento!

Faça já o seu credenciamento como imprensa. A cobertura será em momentos específicos.

Apoio