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    66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas, diz estudo

    Pesquisa relaciona baixos índices de leitura com problemas no desempenho escolar

    Carolina Figueiredo

    Considerado um hábito imprescindível para o desenvolvimento de todos os conhecimentos, a leitura não está presente de forma significativa na rotina de muitos estudantes brasileiros. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore.

    De acordo com os dados, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.

    O estudo, baseado em uma análise dos microdados do exame internacional Pisa de 2018, estabelece uma associação entre os baixos índices de leitura e uma queda no desempenho dos jovens em disciplinas como matemática e ciências.

    Conforme a pesquisa, só 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos leu algum material com mais de 100 páginas em 2018 – índice inferior ao de outros países da América Latina, como Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia (25,8%). Na Finlândia, que apresenta os melhores índices do estudo, o patamar chega a 72,8%.

    Análises feitas exclusivamente para o estudo mostram ainda que os estudantes que chegam aos níveis mais altos de aprendizagem têm, em geral, melhores hábitos de leitura.

    Entre os que afirmaram ler mais de 100 páginas, 29% conquistaram pelo menos o nível 4 em Leitura no Pisa. Já entre aqueles que disseram que o texto mais longo lido tinha uma página ou menos, apenas 5% alcançaram o mesmo patamar.

    Apesar dos indicativos negativos, os jovens brasileiros veem a leitura de forma positiva. Conforme questionário do Pisa, tanto na rede pública quanto na privada, mais de 40% dos alunos afirmam que gostam de falar sobre livros, média superior à registrada pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    De acordo com os pesquisadores, a análise mostra a importância da leitura para a conquista de bons resultados educacionais e revela que um bom hábito leitor dos jovens parece estar associado a melhores resultados socioeconômicos nos países onde eles residem, com aumento do PIB per capita e queda na Taxa de Desemprego entre a população de 15 a 24 anos.