Diante de um cenário econômico muito particular, os brasileiros têm lidado com algumas nuances que afetam diretamente seu potencial de consumo para datas importantes do calendário comercial do país. Especialmente aquelas já consolidadas, como a Black Friday.

A data, que acontece na última sexta-feira de novembro, representa um momento de aquecimento do consumo, já que há uma expectativa para apreciar as promoções. Resta saber, todavia, se o consumidor brasileiro está resguardado financeiramente para aproveitar essas ofertas.

Por isso, é preciso perguntar ao consumidor brasileiro:

Como está a sua vida financeira?

Para,

62%

das pessoas, a vida financeira piorou um pouco ou se manteve igual nos últimos meses.

35% se manteve igual.
27% piorou um pouco.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn |  Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

A classe AB sofre um pouco menos. O maior impacto está nas classes C e DE.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn |  Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Mas calma, vai melhorar:

para o segundo semestre, o cenário é positivo.

60%

acreditam que a sua relação financeira deve melhorar.

28% não altera e continua igual ao que está.

Apenas 12% vê uma piora na vida financeira.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn |  Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Tudo isso com base em quatro tópicos importantes:

Por que você acha que sua vida financeira vai melhorar?

Controle e diminuição dos gastos;

Investir em uma nova fonte de renda / Mais dinheiro;

Procurar um emprego / Melhorias no mercado;

Trabalhando.

Questões como economia, inflação e governo foram pouco citadas.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Outros aspectos vão contribuir com essa visão positiva.

“Para o segundo semestre, a perspectiva é que o varejo volte a crescer, mas a um ritmo mais moderado do que tínhamos antes diante do efeitos do cenário inflacionário, da política monetária restritiva que bate no crédito e afeta o volume de vendas.”

Economista Isabela Tavares, da Tendências Consultoria

“Ainda tem a ampliação da massa de renda, principalmente com ganhos do salário-mínimo, que pode influenciar aumentando as vendas”, afirma Isabela.

As vendas do varejo devem crescer no segundo semestre.

O segundo semestre traz uma perspectiva de recuperação em relação ao semestre anterior e o 4T se mostra parte importante dessa recuperação.

Fonte: Relatório Tendências Consultoria Abr/23

Faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023.

Descontando a inflação, que deve fechar em torno de 6%, ganho real será de 4%.


Fonte: ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

Vale lembrar que muitos desses ganhos devem vir de datas especiais para as vendas e que normalmente já movimentam bem o mercado, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, por exemplo.

Como aproveitar o cenário positivo que está por vir?

Datas comemorativas:

Nível de conhecimento.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

É possível se planejar e aproveitar as diversas oportunidades.

Falando em oportunidade...
vem aí o Dia dos Pais e a Black Friday!

Dia dos Pais

55%

Pretendem comemorar a data esse ano.

20% ainda não sabem

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Dia dos Pais 2023 | Amostra: 1.000

Roupas e perfumes concentram a maior parte das intenções de presente para o Dia dos Pais.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Dia dos Pais 2023 | Amostra: 1.000

Antes de entrar na BLACK FRIDAY deste ano,vamos entender como foi em 2022.

A Black Friday de 2022 teve queda no e-commerce e no Varejo.

E-commerce

No dia da Black Friday, a diminuição no faturamento foi de 28% comparado ao mesmo período do ano passado.
(Neotrust)

Varejo Físico

Fonte: Neotrust; Serasa Experian

Inclusive foi a primeira vez em que houve uma queda nas vendas online desde o início do evento no país em 2010.

A “boa notícia” é que para o Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais, o desempenho no acumulado do mês sofreu queda de apenas 1% quando comparado com os mesmos 25 dias de novembro de 2021.

Ainda assim, ao longo dos 25 dias de novembro, algumas categorias tiveram crescimento nas vendas em relação ao período no ano anterior:

1. Games:
Maior alta em faturamento +27,8%.

2. Segmento de Eletrônicos:
Crescimento de 9,5%.

3. Casa e Decoração:
Crescimento de 9%.

4. Alimentos e Bebidas:
Queda de 3,3%, em faturamento, mas aumento de 13,8% no número de pedidos.

Você pretende comprar/comprou algum produto/serviço na Black Friday?

*A intenção de compra estava maior, mas a data foi mais imprevisível do que em 2021.

Fonte: Junho, Outubro, Novembro – Pesquisa Proprietária Globo – intenção de compras Black Friday – Amostra 1.700 pessoas

Alguns fatores contribuíram para que a black friday tenha vendido menos do quem em 2021:

1.
A alta taxa de juros que encarece o crédito.
2.
A inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra.
3.
Copa do Mundo.

Fonte: Serasa Experian

A Copa do Mundo de 2022 interferiu na Black Friday?

37%

dos respondentes acreditam que SIM!

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Black Friday 2022

12%
Ano passado a Black Friday passou despercebida por conta da Copa do mundo.
10%
Eu costumo comprar na Black Friday, quando os preços estão bons, mas por conta da Copa, acabei nem lembrando da data.
10%
Eu estava tão animado com a Copa e que o Brasil ganhou o primeiro jogo que nem me lembrei da Black Friday.
6%
Eu só lembrei da Black Friday e resolvi pesquisar os produtos que queria comprar no sábado e domingo, pós sexta feira de Black Friday.

Mas outros fatores também impactaram. Algumas pessoas (19%) disseram que não compraram na Black Friday porque estavam endividados.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Como vai ser a Black Friday desse ano?

62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday, é o maior índice entre as classes.

Para comprar bem, é preciso pesquisar!

81% disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Começam a pesquisar produtos para comprar na Black Friday.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Se você encontrar uma oferta MUITO boa antes da Black Friday de um produto que está querendo comprar, o que você faria?

35% do público esperaria sexta-feira da Black Friday porque acreditam que as ofertas estarão com preços mais baixos.
29% Compro o produto, independente se é uma oferta da Black Friday ou não (antes de Novembro).
22% Compro durante o mês da Black Friday (ao longo de Novembro) sem necessariamente esperar a sexta-feira da data.
13% Não compraria de imediato e esperaria o pós Black Friday, na esperança de um desconto ainda maior.

51% dos respondentes considerariam comprar antes.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Onde pesquisam?

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Na Black Friday de 2022:

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

33% Compraram por aplicativo da loja.
41% Por ser mais prático e rápido.
39% Ofertas exclusivas.
21% Tive acesso a cupons de desconto.

Outros aspectos também contribuíram para essa decisão, como: a qualidade do app, comodidade/facilidade de compra, e variedade de produtos.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Como aproveitar a Black Friday para potencializar a instalação/ download de app?

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

O que te faria baixar um aplicativo para a Black Friday?


Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Daqueles que instalaram o aplicativo especialmente para a Black Friday, 86% mantiveram ele instalado após a data.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fica mais evidente a importância dos aplicativos, dado o uso do mobile durante as compras de Black Friday.

Vendas dia a dia, por dispositivos:

Fonte: Dados referentes a base da All in, apurados no período durante o evento, de 31/10 a 12/11 e durante o evento, de 14 a 27 de novembro 2022

Representatividade dia a dia de vendas por dispositivo

Fonte: Dados referentes a base da All in, apurados no período durante o evento, de 31/10 a 12/11 e durante o evento, de 14 a 27 de novembro 2022

Para as empresas, esse período de pesquisa e preparação são extremamente importantes para se destacar e captar clientes.

Quase 50% das pessoas se preparam para a Black Friday.

Elas se inscrevem em listas vip, baixam o app da loja com antecedência, tudo para estar pronto para aproveitar as ofertas.

E além dos aplicativos, outros canais de compra também tiveram um papel importante.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

A loja física teve um papel de relevância quando olhamos individualmente, mas sabemos que o canal digital ainda segue com grande destaque para a data.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Principais motivos de compra por formato:

Loja física 43%

29% | Foi mais prático e rápido.

22% | Consegui retirar o produto imediatamente.

21% | Consegui testar/experimentar o produto.

Loja online 41%

46% | Achei preços melhores comprando pela internet.

41% | Foi mais prático e rápido.

38% | Pela comodidade da compra.

Aplicativo da loja 33%

41% | Por ser mais prático e rápido.

39% | Ofertas exclusivas.

21% | Tive acesso a cupons de desconto.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Os principais fatores para a escolha de qual loja física comprar foram:

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Mas afinal,
o consumidor pesquisa para comprar o que?

O que possivelmente compraria na Black Friday deste ano?

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Pagou, levou!

Método de pagamento:

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Um bom caminho para alcançar esse consumidor ávido por promoções e que se prepara para a data, é investir em publicidade na TV. Afinal, as pessoas gostam de assistir e prestam atenção nas propagandas que aparecem na televisão.

Existe a oportunidade para programas de descontos ao vivo na TV.

63% das pessoas disseram ter assistido programas de vendas para a Black Friday na TV Aberta.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Tipos de produtos de maior interesse em acompanhar durante um programa de descontos ao vivo ou live commerce:

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fatores que mais despertam atenção em uma live commerce ou um programa na TV aberta voltado para descontos:

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

QR Code: um ativo importante.

46%viram e acessaram o QR Code de alguma marca em um programa de televisão.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

67%

disseram que ver um apresentador(a) falando sobre um produto na televisão passa mais confiança com relação a marca.

Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Onde
impactar o público da Black Friday?

71% dos consumidores de Black Friday consomem conteúdos globo semanalmente através das nossa plataformas.

Fonte: Kantar IBOPE Media | Target Group Index Brasil - Português TG BR 2022 R4 – Pessoas | Filtro: Citou Black Friday do 1º ao 5º como data de maior gasto - Consumidor Globo U7D

Consumidor Black Friday x Consumidor Globo

Consumidor Black Friday

Consumidor Globo

Fonte: Kantar IBOPE Media | Target Group Index Brasil - Português TG BR 2022 R4 – Pessoas | Filtro: Citou Black Friday do 1º ao 5º como data de maior gasto | Consumidor Globo U7D

Perfil Globo

Fonte: Kantar IBOPE Media | Target Group Index Brasil - Português TG BR 2022 R4 – Pessoas

Em um ano desafiador nos aspectos econômicos, a Black Friday apresenta uma oportunidade de aproveitar o aquecimento do comércio. Por isso, é hora de se organizar, planejar suas compras e aproveitar os muitos produtos e serviços ofertados em todo o mês de novembro. Olho nas promoções!

Autoria: Fernanda Celidonio e Glauber Prado

Diagramação: Daniel Frias, izabella Donafe e Roger Arruda

Edição: Tiago Lontra e Pamela Machado

Imagem de capa: Getty Images
FG Trade

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