
Eu nas Séries
A relação dos brasileiros com o fenômeno do entretenimento audiovisual vai muito além do conteúdo: é conexão e identificação
13 set 2022 | Por Universal TV
Audiovisual em Projeção
Sem spoiler
todo mundo sabe que brasileiros são apaixonados por séries.
Somos
93%
de espectadores1
1 - Considerando a população brasileira digital 18+ (122,9 milhões) | ComSocre abr/22
Mas, o que esse produto audiovisual tem que envolve tanto e de tantas formas, indo para além dos conteúdos e gerando tanta conexão e identificação com seus espectadores?
Buscamos entender o porquê.
Foi assim que chegamos lá...
É possível identificar três grandes fases das produções seriadas baseando-se em comportamentos de consumo e avanços tecnológicos, que refletem a cultura ou as preferências das épocas.
Desde narrativas mais amplas e independentes, passando por uma segmentação de nicho e hábito de maratonar até a consolidação do formato, com o consumo do conteúdo indo além dele próprio.
E quem ainda não estava nesta onda, mergulhou de cabeça durante a pandemia.
Com o isolamento social, mais gente passou a procurar esse tipo de conteúdo: 45% começaram a assistir novas séries, 47% afirmaram estar assistindo mais séries internacionais do que antes, e 57% disseram que séries são sua principal forma de diversão durante a quarentena.
Pesquisa Globo | Tracking Covid-19 | Base: 1.500 casos | 1- Semana 16: 03/07 | 2- Semana 28: 24/09 | 3- Semana 24: 27/08 | 4- Semana 22: 13/08
Desde março de 2020, o hábito de assistir séries escalou.
Especialmente entre as gerações mais jovens – mas não só eles.
Dentro do tsunami, mais ou menos 400 séries diferentes foram citadas como Top of Mind.
Muita variedade para todos os gostos.
Mais 329 menções com menos de 1% cada
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022
Q6. Quando você pensa em séries, qual a primeira série que vêm à cabeça? / Base: Assiste séries: 2000
É importante destacar que o consumo de séries é bastante plural, não se limitando a um gênero ou tipo específico, embora o público brasileiro tenha seus preferidos.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q16. Quais dos tipos de séries abaixo você gosta de assistir? RM / Base: Assiste séries: 2000
- Gêneros de séries que gosta de assistir -
Os apaixonados por séries podem ser classificados em
4 perfis
principais de comportamento, considerando sua relação com a categoria.
Mas, por que assistimos tanto e tantas séries?
A pandemia acelerou o caos no contexto atual:
Crise
A reação é
Crise
A reação é a
busca por conforto
O conforto nas séries pode acontecer à medida que se aprende alguma coisa ou na fuga para o sofá, para se desligar do mundo.
Viver a série intensamente também é confortável. E esse significado atribuído ao momento de assistir séries também diferencia o público.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q31. Por quais razões você assiste séries? RM / Base: Assiste séries: 2000
Eu quero mais é
sentir
verbo
Este é meu conforto...
Transitivo Direto
Ter a sensação de; perceber por meio dos sentidos.
Intransitivo
Ter capacidade de percepção, consciência, sensibilidade (física ou moral) etc.
É bom demais viver, se ver e sentir emoções dentro do ambiente seguro, convidativo e sociável das séries.
Sentir pura paixão, se sentir representado e ser exigente na escolha.
- % top 2 box [concordo totalmente + concordo parcialmente] -
98%
PAIXÃO POR SÉRIES
Dos 93% que assistem, 98% são mega apaixonados.
77%
EXIGÊNCIA
Sou exigente. Se não gosto, pulo de série.
93%
REPRESENTAÇÃO
Gosto de me ver nas séries.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022
Q34. O quanto você concorda ou discorda com as frases abaixo / Base: Assiste séries: 2000
Aprendemos antes que…
Hoje…
Vamos juntando um pedacinho de uma série preferida aqui, o personagem de outra e a causa de mais outra para contar a nossa história.
Isso é paixão e representação!
ZEITGEIST* Palavra alemã para caracterizar espírito da época, ou sinal dos tempos. Expressão que significa o conjunto cultural ou contexto que pode representar um período.
Eu nas séries?
As pessoas querem se ver nas séries.
Se identificar, se sentir representado e próximo.
93%
Se alinham com o fator identificação com séries.
66%
Gosto de séries que me identifico com os personagens e histórias.
44%
Me sinto representado pelos personagens das séries atuais.
51%
Me sinto amigo dos personagens das minhas séries favoritas.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022Q34. O quanto você concorda ou discorda com as frases abaixo: / Base: Assiste séries: 2000
E representatividade é para todo mundo. Mas, ainda mais para as minorias, que nunca se sentiram lá.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q35. Na sua opinião, quais públicos deveriam ocupar espaços mais relevantes nas séries (como papéis de liderança, personagens de destaque, protagonismo)? RM / Base: Assiste séries
- Deveriam ocupar mais espaços % -
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022Q35. Na sua opinião, quais públicos deveriam ocupar espaços mais relevantes nas séries (como papéis de liderança, personagens de destaque, protagonismo)? RM / Base: Assiste séries
Foi assim que chegamos ao
Domestic Cozy
A tendência mundial que expressa a busca da individualidade.
Nasce do contexto pandêmico e nos prepara para encarar o futuro.
Mas o que é o Domestic Cozy?
É o movimento que se opõe ao datado Premium Mediocre.
“Instagram, Tinder, saladas de couve e Urban Outfitters são Premium Mediocre. Minecraft, YouTube, cozinhar em casa e tricotar são um Domestic Cozy.
O Premium Mediocre gasta uma enorme energia preservando a ilusão de normalidade. O Domestic Cozy se inclina para a normalidade e estranheza de cada um, para a aceitação de cada um como se é. E é isso aí.”
Venkatesh Rao
O Domestic Cozy do mundo das séries é aquele lugar que deixa você à vontade em sua própria pele.
Sem pressão. Sem hype-fake. Sem regras pré-estabelecidas. Com diversidade e representatividade.
Séries que ajudam você a criar o seu eu, confortável em sua própria pele. Eu nas séries!
Emoções que promovem o conforto de ser quem você é.
O Domestic Cozy em séries independe do gênero em si. Tanto faz se é policial, se é série médica, se é criminal.
O que importa são as emoções!
Se em outras categorias falar de conforto você já pensa em um cobertor e pantufas…
As séries trazem um conforto provocativo.
Um conforto sempre em movimento.
Conforto.
Não encontramos apenas uma única resposta, um único conforto ao assistir séries.
São 4:
01
Conforto nostalgia
Como resgate do que representa um lugar seguro.
02
Conforto segurança
Segurança simbólica. Formato conhecido, explicações do que é “certo ou errado” ou evolução de personagens que acompanham há tempos.
03
Conforto desconfortável
Um estado limite pode encontrar conforto diminuindo o desconforto extremo da realidade.
04
Conforto companhia
Uma estratégia para "preencher" espaços vazios, evitar a solidão
e o tédio.
Se cada um é cada um, e monta o seu mosaico de representações no Eu nas Séries…
Cada um é cada um também no jeito de consumir séries!
TV por assinatura é o segundo meio mais utilizado para assistir séries, Universal TV está entre os principais canais acessados.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022. Q12. Em quais destes serviços/canais você costuma assistir séries? RM / Base: Assiste séries: 2000
- Serviços ou canais que assiste séries % -
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022. Q12. Em quais destes serviços/canais você costuma assistir séries? RM / Base: Assiste séries: 2000
TV é o primeiro meio para se assistir série, mesmo não sendo o único.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q26. Em quais destes aparelhos você costuma assistir séries?
RM / Base: Assiste séries: 2000
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022Q26. Em quais destes aparelhos você costuma assistir séries?
RM / Base: Assiste séries: 2000
A gente sempre soube que assistir séries em casa, antes de dormir, é sucesso na preferência dos brasileiros.
A novidade é que agora o consumo acontece de maneira muito mais diversa: as séries acompanham as pessoas em todo lugar e a qualquer hora. Elas podem assistir no transporte público, enquanto limpam a casa ou até durante o banho.
- Locais que costuma assistir séries % -
- Momentos que costuma assistir séries % -
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q27. Onde você assiste a séries? RM / Q24. Em qual desses momentos você costuma assistir a séries? RM / Base: Assiste séries: 2000
E o consumo vai além da própria série:
- Categorias que já compraram % -
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022Q38. Quais dos itens abaixo você já comprou por causa de uma série que assistiu, ou seja, você viu o item na série e decidiu comprar para ter um igual/ parecido? RM / Base: Já compraram algum item: 1320
Séries de ação já inspiraram compras de bonés e chapéus, enquanto as policiais são sucesso em objetos de decoração, alimentos e bebidas.
- Séries que assiste versus categorias que já comprou -
Com 5% de citações ou mais
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q39. Pensando nas séries que você está assistindo atualmente, qual a sua intenção de comprar algum item/ produto/ serviço exibido em alguma dessas séries nos próximos 6 meses? / Base: Assiste cada gênero de série
Assistiu, comprou:
44%
Vão comprar algum produto ou serviço nos próximos 6 meses influenciados por séries.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBC Universal- Toluna - 2022Q39. Pensando nas séries que você está assistindo atualmente, qual a sua intenção de comprar algum item/ produto/ serviço exibido em alguma dessas séries nos próximos 6 meses? RU / Base: Assiste séries: 2000
- Séries que assiste versus categorias que pretende comprar nos próximos 6 meses -
Com 5% de citações ou mais
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q39. Pensando nas séries que você está assistindo atualmente, qual a sua intenção de comprar algum item/ produto/ serviço exibido em alguma dessas séries nos próximos 6 meses? / Base: Assiste cada gênero de série
Roupas e acessórios sim.
Mas que tal uma mala de viagem?
Viagens é a categoria que mais cresce em intenção de nos próximos 6 meses.
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal- Toluna - 2022 Q38. Quais dos itens abaixo você já comprou por causa de uma série que assistiu, ou seja, você viu o item na série e decidiu comprar para ter um igual/ parecido? RM / Base: Compraram itens: 2000
Q40. E em quais das categorias abaixo você pretende comprar esse item/ produto/ serviço que viu na série? RM / Base: Está disposto a comprar algum item: 887
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal- Toluna - 2022 Q38. Quais dos itens abaixo você já comprou por causa de uma série que assistiu, ou seja, você viu o item na série e decidiu comprar para ter um igual/ parecido? RM / Base: Compraram itens: 2000
Q40. E em quais das categorias abaixo você pretende comprar esse item/ produto/ serviço que viu na série? RM / Base: Está disposto a comprar algum item: 887
O UNIVERSAL TV e os
Eu nas séries
Fonte: Estudos Séries para Globo/ NBCUniversal - Toluna - 2022 Q22. O canal Universal TV é um canal que faz parte da NBCUniversal, e opera no Brasil com a Globo. Pensando no canal Universal TV, o quanto você concorda ou discorda com as frases abaixo?
Base: Conhece Universal TV: 1518
Universal TV é o canal quando se fala de conforto
O canal Universal TV teve um grande destaque, cresceu muito em audiência durante a pandemia.
Sua pegada, suas escolhas, suas séries, seus personagens. Tudo isso encaixou certinho na grade emocional de brasileiras e brasileiros, no EU NAS SÉRIES.
Autoria: NBCUniversal | Coletivo Tsuru e Toluna
Diagramação: Daniel Frias, Izabella Donafe e Roger Arruda
Edição: Luiza Lourenço, Tiago Lontra, Daniele Olímpio
Imagem de capa: Getty Images - Deagreez
Vídeo de capa: Pexels
Tima Miroshnichenko
continue com Gente

Cinema que transforma
Gente Conversa #29 aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
14 jun 2022 | Por Canal Brasil

A infância em multitelas
Uma pesquisa sobre hábitos de consumo e as ofertas de conteúdo infantil
18 nov 2021 | Por Gloob

A evolução do cinema brasileiro
A história e identidade do cinema nacional na tela do Canal Brasil
05 nov 2021 | Por Canal Brasil

As séries são as grandes protagonistas do entretenimento audiovisual da atualidade – buscamos entender o porquê
A conexão com o público e o avanço da tecnologia neste fenômeno de consumo que vai além das próprias obras
03 ago 2021 | Por Universal TV

Cinema LGBTQIA+: cultura, orgulho e representatividade
Uma lista de filmes, séries e produções audiovisuais que retratam a vida, as dores e os amores da comunidade LGBTQI+
10 maio 2021 | Por Telecine

125 anos de cinema, uma viagem no tempo
As transformações ao longo dos anos e o novo jeito de os brasileiros assistirem a filmes
26 abr 2021 | Por Telecine

A Mídia & Eu – Audiência
É cada vez mais pessoal: conecte-se com o público para crescer
06 ago 2020 | Por Kantar