Prefeitura realiza dispensação de leite sem lactose para cerca de 150 crianças

Saúde
15/02/2023 16h00

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose. Para crianças com intolerância, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza a dispensação de forma contínua e gratuita de leite sem lactose, em média, para 150 crianças com até 2 anos de idade, na Farmácia do Centro de Especialidade Médicas - Cemar Siqueira Campos.

A alergia alimentar é uma reação imunológica que ocorre após a ingestão de determinado alimento, desencadeando sinais e sintomas com gravidades variadas. Em casos extremos, esse tipo de alergia pode causar até a morte.

De acordo com a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto, para que o usuário adquira o direito ao leite sem lactose, o primeiro passo é procurar um estabelecimento de saúde, seja do setor público ou privado, para a comprovação, por meio de um relatório, que a criança tem alergia ou suspeita.

“Com o relatório em mãos, os pais ou responsáveis das crianças devem ir ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe [HU-UFS]e procurar o Núcleo de Alergia Alimentar, que é porta aberta e não necessita de marcação. O Núcleo é um centro de atendimento multidisciplinar e que cuida de crianças residentes no Estado, o ponto forte do serviço é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca, conhecida entre os profissionais da área pela sigla APLV”, explica a nutricionista.

Núcleo de Alergia Alimentar
O serviço do Núcleo no Hospital Universitário funciona as terças-feiras, de 7h às 12h e das 13h às 17h; às quartas-feiras, de 13h às 17h, e na quinta-feira, de 7h às 12h. Lá, é realizado o diagnóstico de alergia alimentar, com a perícia para acesso às fórmulas infantis.

Para ser atendido no Núcleo, além de apresentar relatório médico que justifique a alergia, residir em Sergipe e o paciente ter menos de 2 anos de idade, o HU solicita RG e CPF dos pais, comprovante de renda, comprovante de residência em nome do pai ou da mãe da criança, certidão de nascimento e cartão SUS do paciente.

Perícia e dispensação 
A  perícia realizada no HU-UFS determina o acesso à dieta – fórmula infantil. “Para a dispensação do leite, o paciente é encaminhado para o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe [Case], ou a Farmácia do Cemar - Siqueira Campos”, orienta Vanessa.

Uma das beneficiadas pela dispensação do leite no Cemar é Natália Barros, mãe de uma criança de 3 anos, que tem alergia e é acompanhada pelo HU-UFS desde os 6 meses de idade.

“Descobri que ele tinha intolerância, porque ele tinha muita cólica, o nariz sempre entupido, não dormia direito, foi quando levei ao pediatra e ele encaminhou para o HU. O serviço é muito bom, estou bem satisfeita com todo o atendimento, desde o exame até a dispensação na farmácia do Cemar, todos são muito atenciosos e quando me encontrei em uma situação difícil, todos me acolheram e me ajudaram”, relata a mãe de Diogo Rodrigues Barros.