Você está visualizando atualmente 6 maiores produtores de soja do mundo: quando e quanto produzem?

6 maiores produtores de soja do mundo: quando e quanto produzem?

Veja quais são os 6 maiores produtores de soja do mundo, quanto cada um deles produz, as maiores regiões produtoras e quando ocorre a safra da cultura em cada país.

No ranking dos maiores produtores de soja do mundo, os líderes são Brasil, Estados Unidos e Argentina, mantendo esse título há mais de 15 anos. Juntos, esses três países produziram, na safra 2022/23, mais de 297 milhões de toneladas de soja – 80% da produção mundial.

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!

O Brasil lidera o ranking de maior produtor de soja do mundo desde a safra de 2019/2020, sendo também o maior exportador mundial da oleaginosa.

A seguir, falaremos mais de cada um dos 6 maiores produtores, mostrando os números individuais, as principais regiões produtoras e a produtividade média da soja nos últimos 10 anos de cada País, além do calendário agrícola para cada região. Boa leitura!

Ranking dos maiores produtores de soja do mundo

Os seis maiores produtores de soja do mundo, responsáveis conjuntamente por 90% da soja mundial, são respectivamente: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Índia e Paraguai. Somente os três primeiros países respondem por 80% da produção mundial (Tabela 1).

Tabela 1. Produção Mundial de Soja em 2023: 402.787 (1000 MT)

maiores produtores de soja do mundomaiores produtores de soja do brasil
Fonte: USDA, 2023.

Qual é a posição do Brasil na produção mundial de soja?

O Brasil lidera o ranking dos maiores produtores mundiais de soja. Foram 156 milhões de toneladas do grão na safra 2022/2023 – 42% de toda a soja produzida mundialmente.

O País se destaca também como maior exportador mundial da oleaginosa: 98,5 milhões de toneladas deverão ser exportados em 2023. Atualmente a soja é o principal item de exportação do agronegócio nacional.

Em seguida, os Estados Unidos produziram quase 116,4 milhões de toneladas em uma área de cerca de 40 milhões de hectares destinados a cultura da soja.

Em terceiro lugar, nossa vizinha Argentina, que historicamente vêm enfrentando redução na produtividade média da cultura (Figura 1), com um total de 25 milhões de toneladas de soja. Para a safra 2023/2024, contudo, estima-se um aumento de produção (para 48 milhões de toneladas) no País.

O quarto maior produtor de soja é também o maior consumidor mundial da oleaginosa: a China, que produz 20,28 milhões de toneladas do grão.

produtividade média de soja dos principais países produtores: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Índia e paraguai

Figura 1. Produtividade média de soja dos últimos 10 anos dos maiores produtores de soja do mundo: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Índia e Paraguai. Fonte: USDA, 2023.

Em quinto lugar vem a Índia com produção que representa 3% do total mundial: pouco mais de 12 milhões de toneladas.

Em sexto lugar está o nosso também vizinho Paraguai, que também apresenta tendência de redução de produtividade da cultura (Figura 1), com um total de 9,05 milhões de toneladas de soja produzidas.

É relevante notar que, ao avaliar os principais produtores de carne em todo o mundo, é possível observar que muitos desses países estão presentes na lista dos maiores produtores mundiais de soja, incluindo os Estados Unidos (classificado em 1º lugar), Brasil (em 2º lugar), China (em 3º lugar), Índia (em 5º lugar) e Argentina (em 6º lugar).

Isso evidencia que, além de serem líderes na produção agrícola global, esses países também desempenham um papel significativo na produção de carne, indicando uma estreita relação entre a produção de soja, amplamente utilizada na alimentação animal, e a pecuária em larga escala.

Principais regiões produtoras se soja dentro de cada País

Na Tabela 1 encontram-se listadas abaixo do nome de cada País as principais regiões produtoras, com a respectiva porcentagem de produção em relação ao total do País.

O Mato Grosso é hoje o maior produtor de soja do Brasil, sendo responsável em 2023 por 26% da soja nacional. Sorriso/MT é a “capital nacional da soja”.

Em seguida aparecem os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul, respectivamente, cada um com uma produção que representa na ordem: 15, 14, 10 e 8% da produção nacional.

Nos Estados Unidos, as duas principais regiões produtoras são Iowa (14% da produção nacional) e Illinois (13% da produção nacional).

Na Argentina a região de Buenos Aires e Córdoba são o destaque na produção de soja (com 31% e 28% da produção nacional). Para os demais países consultar os dados na Tabela 1.

Calendário de plantio da soja nos principais países produtores

A safra da soja para cada um dos maiores produtores mundiais de soja ocorre em períodos distintos em função das condições edafoclimáticas de cada região (Figura 2).

Calendário de plantio de soja dos maiores produtores de soja do mundo: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Índia e Paraguai

Figura 2. Calendário Agrícola da soja nos 6 maiores produtores de soja do mundo. Fonte: USDA, 2023.

Na América do Sul, principalmente considerando Brasil, Argentina e Paraguai, o plantio se inicia entre setembro e novembro, se estendendo até o início de Janeira para a segunda safra de soja na Argentina.

No Brasil, especificamente, o calendário agrícola de plantio de soja é definido pelo MAPA e regulamentado por Portaria específica para cada estado, ou ainda macrorregião dentro de cada estado. Para consultar o calendário agrícola e Plantio para a Safra 2023/2024 acesse nosso artigo sobre o vazio sanitário e calendário agrícola. Tal medida visa controlar a Ferrugem asiática da soja.

Resumidamente, podemos definir o calendário de cada estado na Figura 3. A região Centro-Oeste responde por metade da produção Nacional de soja.

calendário de plantio de soja por região brasileira

Figura 3. Calendário Agrícola da soja para cada região brasileira. Fonte: USDA, 2023.

Nos Estados Unidos o plantio ocorre entre maio e junho e na China entre meados de abril a maio. Portanto a safra 2023/2024 já está para começar a ser colhida agora em setembro.

Na Índia, por fim, o plantio ocorreu entre junho e julho e a colheita da safra 2023/2023 também se inicia agora em setembro.

Conclusão

A análise dos maiores produtores de soja do mundo revela que o Brasil lidera a produção, seguido pelos Estados Unidos e Argentina. Esses três países representam a grande maioria da produção global de soja.

Além disso, é interessante notar que esses países também estão entre os principais produtores de carne do mundo, destacando a estreita relação entre a produção de soja, que é amplamente utilizada na alimentação animal, e a pecuária em grande escala.

As principais regiões produtoras de soja em cada país foram identificadas, com destaque para o Mato Grosso no Brasil, Iowa e Illinois nos Estados Unidos, e Buenos Aires e Córdoba na Argentina.

O calendário de plantio e colheita da soja varia de acordo com as condições climáticas de cada região, com a safra ocorrendo em momentos distintos ao longo do ano.


Quer estimar sua produtividade antes da colheita? Use a planilha para estimativa de produtividade:

Sobre a autora:

Beatriz Nastaro Boschiero

Beatriz Nastaro Boschiero

Especialista em MKT de Conteúdo na Agroadvance

Este post tem 2 comentários

  1. Jehann Andrade

    Excelentes publicações.
    Alto profissionalismo de toda a equipe da Agroadvance com ótimos trabalhos apresentados.
    Parabéns Beatriz Nastaro, saibam que vocês fazem toda a diferença

    1. Beatriz Nastaro

      Olá Jehann,
      Agradeço pelo seu elogio! Ficamos felizes em saber que você está satisfeito com as nossas publicações! Trabalhamos para oferecer sempre o melhor conteúdo para o nosso público.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços
      Beatriz Nastaro – Chefe editorial

Deixe um comentário

Não perca nenhuma novidade do agronegócio!

Fique por dentro das últimas tendências do agronegócio com a newsletter da Agroadvance. É gratuito e você ainda receba notícias, informações, artigos exclusivos, e-books e muito mais.