O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícias

Ver todas

Jornal UFG

Ver Todas

Eventos

  • 19 primavera museus

    19ª Primavera dos Museus

    22 Set a 26 Set

    Texto: João Lúcio

    19 primavera museus

    O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) realiza, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, a 19ª Primavera dos Museus, iniciativa nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura. Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o evento convida o público a refletir sobre os desafios da crise climática e o papel dos museus como espaços de preservação, memória e ação transformadora. A programação contará com conferências, oficinas, rodas de conversa, lançamentos de livros, atividades artísticas e exposições, com entrada gratuita.

    A abertura oficial acontece no dia 22/9 (segunda-feira), às 17h, com a fala “Museu como patrimônio estratégico para a ação climática”, da Direção do MA, seguida da pré-estreia do espetáculo Invisibilidade, da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, e da conferência “O que as mudanças climáticas têm a ver com as crises sociais e com nossa memória cultural?”, que reunirá Daisy Luzia, Rodrigo Emídio Silva e Valdir Specian, do Grupo Dona Alzira/IESA/UFG, sob mediação de Adelino de Carvalho.

    Nos dias seguintes, a programação inclui o lançamento de livros e revistas acadêmicas "Os cantos da festa do Mel', "Insetos do Xingu", "Variedades de Nheengatu no Amazonas", "Revista Hawò" e "Revista Articulando e Construindo Saberes", mesa de debate "Etnoterritórios, políticas linguísticas e as línguas indígenas brasileiras', com Aline da Cruz e Mônica Veloso, além do "Slam Reexistir".

    Também estão previstas oficinas de descobertas arqueológicas, desenho e visualidades indígenas (José Alecrim), observação de pássaros, fotografia de acervos etnográficos e preservação de materiais cerâmicos, ministradas por pesquisadores e artistas. As discussões sobre justiça ambiental e povos indígenas ganham espaço em rodas de conversa conduzidas por Juara Castro, Lucas Lustosa, Tiago Antonio Gouveia de Sousa e Juvana Xakriabá, que abordarão desde o racismo ambiental até os direitos das mulheres indígenas. O encerramento será marcado por uma web-conferência internacional sobre objetos Iny-Karajá, com participação do Museo Nacional de Antropología de España, e pela apresentação cultural da Roda de Coco com Milca Francielle, Mayra Chalub e Weiler Jahmaika.

    Durante toda a semana, o público também poderá visitar as exposições Lavras e Louvores, mostra de longa duração do Museu Antropológico; Florescendo no meio do mundo, da artista plástica Haydèe Sampaio; e a feira de artesanato indígena. Para além das atividades presenciais, a iniciativa busca promover diálogos urgentes sobre as conexões entre cultura, memória e meio ambiente, destacando o papel dos museus na construção de respostas aos desafios climáticos contemporâneos.

    Realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a 19ª Primavera dos Museus conta ainda com apoio da Associação Brasileira de Geógrafos – Goiás (AGB-Goiás); do Grupo de Pesquisa Dona Alzira/Iesa/UFG; do Oyá – Observatório de Imagem e Audiovisual; e do Centro Cultural UFG. A programação detalhada pode ser acessada na página do Museu.

  • Concertos UFG
 2

    Concertos UFG – Chorus Instituti Columbani

    25 Set

    Concertos UFG 2

    A série "Concertos UFG" apresenta, no dia 25/9, um programa de rara beleza com o Chorus Instituti Columbani, sob direção musical de Marshal Gaioso. O concerto marca a celebração dos 15 anos do CCUFG e integra a programação cultural do Centro Cultural UFG. Antes do concerto, às 19h30, o público poderá participar de uma palestra introdutória sobre autores e obras, ministrada pela professora Gyovana Carneiro, proporcionando um mergulho no contexto histórico e artístico do programa.

    O Programa

    O repertório será apresentado em duas partes complementares:

    · Primeira Parte: Trechos da Música para o Domingo de Ramos, reunindo composições de Mons. Pedro Ribeiro da Silva e obras de autores europeus, preservadas no Livro Cerimonial para a Celebração da Semana Santa (1919).

    · Segunda Parte: Estreias mundiais de quatro obras de compositores goianos — Felipe Azuma, Fernando Cupertino e Juliano Lima Lucas — inspiradas na liturgia do Domingo de Ramos e escritas especialmente para esta temporada de concertos.

    O concerto propõe um diálogo entre a tradição centenária da música sacra e a criação contemporânea, reafirmando a vitalidade da produção litúrgica goiana.

    Elenco

    Concertos UFG 1

    · Chorus Instituti Columbani

                 - Cantores: André Campelo, Cassiano Lopes, Felipe Azuma, José Ricardo Eterno, Luiz Fernando Carvalho, Natália Afonso, Priscila Coelho

    · Direção Musical: Marshal Gaioso

    · Organista: Juliano Lima Lucas

    · Preparação Vocal: André Campelo

    Artistas

    · Marshal Gaioso – Ph.D. em Musicologia (University of Kentucky), ex-regente titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia e professor titular do IFG.

    · Juliano Lima Lucas – Doutor em Música (USP), compositor, pianista e autor da ópera Ana Pedro (2024).

    · André Campelo – Barítono, doutor em Artes Musicais, com carreira internacional em óperas e recitais, além de professor e preparador vocal do Instituto Columbanus.

  • IV Festival de Circo Basileu França

    IV Festival de Circo Basileu França

    26 Set a 28 Set

    IV Festival de Circo Basileu França

    Os amantes das artes circenses poderão conferir números especiais no IV Festival de Circo Basileu França, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, com apresentações e espetáculos no Teatro Basileu França, e com oficinas na lona da Escola de Circo, que está instalada no espaço da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás.

    O evento tem início no dia 26 de setembro, às 16h, com a apresentação do Corpo Circense Basileu França no espetáculo “Circo na Mata”. Em seguida, às 20h, haverá a Noite de Gala, que vai contar com diversas apresentações, que foram selecionadas entre várias inscrições de artistas feitas durante a preparação do evento.

    No dia 27, às 9h, será realizada uma oficina de corda lisa com uma das grandes artistas circenses de trabalho aéreo do mundo atualmente, a grega Ioanna Asimidi. Durante a oficina, a artista vai apresentar exercícios de fortalecimento e aquecimento, beats e técnicas de movimento dinâmico, figuras estáticas na corda e fluidez de movimento no ar. Às 17h, o Duo Marrapicha, formado por duas palhaças, Magola (Magaret Guerrero) e Karrapicha (Danielle Alencar), se encontram no picadeiro para transformar caos em riso e improvisos em arte. Às 20h, o artista Matheus Alcantara apresenta o espetáculo “Sob(re) a Pele”, um solo de circo contemporâneo que fala sobre a exclusão que atinge a população negra no Brasil.

    No dia 28, às 9h, Cauê Marques ministra, na lona do Circo, uma oficina de Faixa, na qual os participantes vão aprender a arte de manipular faixas como um equipamento circense. É uma aula que trabalha o equilíbrio, a coordenação motora, a flexibilidade e a criatividade, permitindo que pessoas de diferentes idades experimentem a prática das faixas e realizem movimentos e coreografias aéreas. Às 19h será apresentado o espetáculo “Varetas”, um número que combina palhaçaria, acrobacias em um tripé gigante de bambu e comunicação em um dialeto inventado, com ritmos latino-americanos.

    Para encerrar a programação, às 20h, será apresentado “O Circo dos Amores Impossíveis”, um espetáculo teatral musical de autoria do escritor Itamar Pires Ribeiro, com composições de Débora di Sá, que mescla o universo circense com um suspense policial para contar a história de um desaparecimento dentro de um circo. Os espetáculos “Sobre a Pele” e “Circo dos Amores Impossíveis” têm entrada gratuita, enquanto os demais têm ingressos a R$10,00 + a taxa do Sympla de R$2,50.

  • PROIR - Promoção da Igualdade Racial

    Apresentação do PROIR - Promoção da Igualdade Racial

    26 Set

    PROIR - Promoção da Igualdade Racial

    O PROIR é fruto de parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a UFG, com execução pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), e tem por objetivo contribuir para o avanço das políticas de promoção da igualdade racial, especialmente voltadas a segmentos historicamente discriminados, como comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro, e povos ciganos.

    Entre suas principais ações, destacam-se:

    ● Elaboração e realização de três cursos avançados (remotos e síncronos), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com enfoque nos direitos e políticas públicas para quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro, e povos ciganos;

    ● Produção de uma revista dedicada ao tema da promoção da igualdade racial;

    ● Realização de minidocumentário tematizando Direitos e Políticas Públicas para quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro, e povos ciganos.

    O evento a ser realizado no dia 26 setembro visa assegurar a socialização dos resultados preliminares, a troca de experiências e o alinhamento entre parceiros. Para tanto, serão apresentadas as atividades já realizadas e os produtos em fase de finalização.

  • Projeto de Extensão Epilepsia em Foco do ICB/UFG

    Primeiro Ciclo de Palestras sobre Epilepsia

    27 Set

    Projeto de Extensão Epilepsia em Foco do ICB/UFG

    O Primeiro Ciclo de Palestras sobre Epilepsia será realizado no dia 27/9, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é aberto à sociedade em geral, estudantes de graduação e pós-graduação da UFG e de outras instituições, bem como profissionais da saúde e demais interessados. Será emitido certificado de 8 horas aos participantes que confirmarem presença durante o evento.

    Projeto de Extensão Epilepsia em Foco do ICB/UFG 1

    Projeto de Extensão Epilepsia em Foco do ICB/UFG 2

     

Ver todos

Fique Atento

  • VI Congresso Internacional de Direito Agrário

    VI Congresso Internacional de Direito Agrário

    02 Out a 04 Out

    VI Congresso Internacional de Direito Agrário

    O Congresso Internacional de Direito Agrário está em sua sexta edição em 2025 e será realizado entre os dias 2 e 4/10 na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD-UFG). O evento reunirá o III Congreso Plurinacional de Derecho Agrario (Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Chile) e o II Congreso Binacional de Derecho Agrario Brasil/México, configurando-se como uma das mais amplas iniciativas acadêmicas sobre a temática agrária na América Latina.

    Para mais informações, acesse a página do evento.

  • IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde do AmbPIS/FEN/UFG

    IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde do AmbPIS/FEN/UFG

    10 Out a 11 Out

    IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde do AmbPIS/FEN/UFG

    O Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde (AmbPIS/FEN/UFG), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), realiza a IV Jornada de Práticas Integrativas em Saúde, nos dias 10 e 11/10. Historicamente o evento conta com a parceria da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (ABENAH) e do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG.

    O tema dessa edição será: Práticas de saúde que unem tradição e ciência para o futuro do planeta. Assim, a jornada será um espaço de troca, aprendizado e vivência em prol da Saúde Planetária, discutindo sempre a contribuição das PIS para o alcance desse objetivo. Este ano, além de marcar os 7 anos do AmbPIS, a jornada traz reflexões e práticas que conectam corpo, mente, natureza e ciência, fortalecendo o cuidado integral em saúde.

    O evento contará com palestras, apresentações de trabalhos, rodas de conversa, momentos culturais e cursos com diversos especialistas! Anota na agenda e venha fazer parte dessa construção coletiva.

    Faça aqui a sua inscrição.

    Submeta aqui o seu trabalho.

    Confira a programação na página da FEN.

  • eleb 2025

    VII Encontro de Licenciaturas e Educação Básica (Eleb)

    13 Out a 14 Out

    eleb 2025

    O Encontro das Licenciaturas e Educação Básica (Eleb), em sua VII edição, traz uma reflexão a respeito da temática "Programas e Projetos da Educação Básica e Superior no Brasil". O evento ocorrerá nos dias 13 e 14/10 na Universidade Federal de Goiás. É gratuito e destinado a docentes da Educação Básica, estudantes dos cursos de licenciatura, docentes das IES, pesquisadores nas áreas educacionais e demais interessados.

    O evento contará com mesas-redondas, apresentação de trabalhos, ateliês e mais. Para mais informações acesse: https://eleb.prograd.ufg.br/ ou Instagram: @eleb_ufg.

  • CONPEEX 2025 POST

    Conpeex 2025

    04 Nov a 07 Nov

    CONPEEX 2025 POST

    É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.

    A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.

    Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.

    Submissão de trabalho

    Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
    Confira o edital completo.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG

Galeria de Fotos

Localização
CÂMPUS GOIÂNIA
CÂMPUS GOIÁS
CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA
CÂMPUS CIDADE OCIDENTAL
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás

Clique para carregar o mapa

Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO

Clique para carregar o mapa

Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.