Exclusivo para projetos selecionados.
Por que o mundo está de olho no FAST? Começamos o dia com uma visão estratégica e global sobre o ecossistema FAST. Maria Aguete, referência mundial em dados e tendências do setor, compartilha os movimentos mais relevantes que estão transformando esse modelo em um dos pilares do entretenimento digital no mundo.
Secretário de Cultura fala sobre investimentos e iniciativas para o fortalecimento da Indústria da Moda no Rio de Janeiro.
Treinamento exclusivo para projetos selecionados do Pitching Industry - Ficção Objetivo: Capacitar produtores a estruturar e apresentar pitches eficazes com foco internacional, voltados para a venda de direitos, licenciamento e busca de coproduções. Conteúdos-chave: O que busca o mercado internacional: plataformas, fundos, laboratórios e distribuidores. Como estruturar um pitch poderoso (logline, storyline, tom, proposta visual). Prática de pitch e feedback imediato. Mapeamento de fundos, mercados e laboratórios especializados em direitos humanos, diversidade e memória. A tradução será feita via aplicativo, diretamente pelo seu celular. Não esqueça de trazer os seus fones de ouvido e instalar o App: https://tontongue.com
Capítulo: “Incompletude” O arquiteto Isay Weinfeld é convidado a pensar a arquitetura como ideia — antes de ser forma. Neste capítulo, o arquiteto mergulha em provocações que atravessam intuição, ausência, função e silêncio. Isay compartilha a delicadeza de quem projeta sem impor, constrói sem fechar, e desenha espaços que também são perguntas. Um olhar raro sobre o processo criativo de quem faz da incompletude uma linguagem e do abrigo, um gesto imaginativo.
A cada anúncio sobre um rebranding ou alteração de uma identidade visual surge uma polêmica, os casos são cada vez mais frequentes e recentes. Neste painel, o objetivo é entender por que marcas despertam tantos elementos particulares e afetivos nas pessoas.
Roblox, Fortnite e Minecraft evoluíram de jogos para plataformas sociais e econômicas, onde jogadores não apenas interagem, mas também criam e monetizam. De skins a mapas personalizados, essas plataformas permitem que desenvolvedores independentes e marcas alcancem milhões de usuários. Neste painel, especialistas discutem como essas novas economias digitais estão transformando o mercado, criando oportunidades para criadores, empresas e a próxima geração de empreendedores dos games.
Câmeras potentes em telefones portáteis transformaram radicalmente a forma como ideias e produtos ganham visibilidade no mercado de moda. A casa se tornou uma emissora de conteúdo, e uma infinidade de histórias passou a legitimar tendências. Novas tecnologias, como a inteligência artificial, oferecem oportunidades para otimizar negócios, e também geram questionamentos quanto aos impactos sobre a criatividade e os empregos. Com tantas informações disponíveis e incertezas sobre o futuro, como equilibrar mudanças globais e desejos locais? Neste painel, representantes de marcas que se destacam nesse novo cenário do varejo discutem como repensar estratégias para manter a relevância em meio a transformações constantes — e mostram por que o conhecimento da nossa cultura é essencial para o fortalecimento da moda brasileira.
Uma entrevista com Virginia Mouseler, CEO da The Wit, hub global de inteligência e conexão para a indústria de conteúdo audiovisual.
Em um mundo onde marcas, agências e creators se entrelaçam e a comunicação nem sempre é perfeita, quais são os desafios da creator economy, diante de um episódio como a famosa 'lista dos influenciadores'? Um debate sobre as responsabilidades de cada parte e como as agências podem mediar essa relação de forma eficaz.
Como a estética crua, imperfeita e autêntica virou uma linguagem poderosa no universo da música e do conteúdo.
Notícia quente, jogo rolando e audiência em alta O ao vivo chegou com tudo no FAST! Descubra como transmissões em tempo real estão redefinindo o engajamento, ampliando a receita e oferecendo experiências mais intensas para o público. Este painel reúne líderes que estão no centro da revolução live, discutindo como o “ao vivo” impulsiona engajamento e amplia o valor percebido pelas audiências.
No passado, os desfiles de moda eram eventos fechados e exclusivos. Poucos jornalistas e fotógrafos tinham o poder de transmitir ao público a sensação de viver aquele momento. Câmeras digitais, transmissões ao vivo, e-commerce e influenciadores mudaram profundamente a estrutura das semanas de moda. Criadas para organizar o calendário das indústrias nacionais, hoje nos perguntamos: qual é o papel das fashion weeks? Com as transformações tecnológicas das últimas décadas, alguns países passaram a investir nelas como importantes vetores econômicos e políticos, enquanto, em outras nações, sua relevância começou a ser questionada. Neste painel, vamos discutir como as semanas de moda estão repensando seus papéis na construção e no fortalecimento de suas culturas, os desafios enfrentados pelos países que buscam manter relevância internacional no setor e o que podemos esperar para o futuro da “fila A”.
O mercado brasileiro de games tem se consolidado como um dos mais promissores do mundo, impulsionado pelo crescimento de estúdios nacionais, incentivos do setor e a chegada de grandes eventos internacionais. Este painel discutirá os esforços de fomento liderados pela Abragames, que têm fortalecido o ecossistema local, e a parceria estratégica entre a Omelete e a Gamescom, trazendo o maior evento de games do mundo para o Brasil. Líderes do setor compartilharão insights sobre os desafios e oportunidades dessa expansão, além do impacto cultural e econômico que essa movimentação gera para o país.
Nesta conversa, lideranças de marketing e comunicação de segmentos e perfis distintos falam sobre como manter a principal disciplina do capitalismo relevante e coerente com os novos tempos, pautas, valores e tempos em uma sociedade em transformação plena.
Capítulo: “Ideia Sobre o outro” Kamilla Fialho entra no projeto como quem enxerga o que ainda não tem forma. Ela tem ideias sobre o outro — antes mesmo que o outro se reconheça como ideia. Este capítulo mergulha em um tipo raro de criação. Kamilla pensa artistas e projetos como quem desenha linguagem, transforma intuição em estratégia e constrói trajetórias antes mesmo que elas tenham nome. Aqui, ela é provocada a revelar o que acontece dentro dela, quando a ideia ainda é ruído — Um mergulho na criação invisível, onde sentir é também criar — e sustentar o que ainda não existe pode ser o ato mais corajoso da autoria. Uma ideia sobre o outro.
No atual cenário em que todos podem ser criadores, a Creator Economy está transformando como as pessoas interagem e monetizam. Esse painel é um mergulho no equilíbrio delicado entre conteúdo orgânico e patrocinado, questionando a confiança na publicidade tradicional e como a identificação do público com os creators impulsiona o sucesso das campanhas.
Um encontro entre grandes produtoras nacionais.
Jornada do usuário aplicada a estratégias de construção de comunidade.
O consumo de conteúdo nunca foi tão fragmentado — nem tão rico em possibilidades narrativas. Enquanto alguns passam horas acompanhando lives de seus criadores favoritos, outros preferem consumir vídeos curtos e rápidos no TikTok, Instagram e YouTube Shorts. Plataformas como Twitch, Meta e TikTok estão moldando não só novas formas de engajamento, mas também novas identidades, linguagens e mitologias contemporâneas. Neste painel, vamos investigar quem somos enquanto criadores e personagens nesse jogo em constante mutação, e como as plataformas impactam nessa construção através de diferentes formas de conteúdo: ao vivo, gravado, vertical, horizontal, curto e longo. Qual o impacto da performance, da voz e da autenticidade na construção de comunidades vivas? Como equilibrar espontaneidade e estratégia? Fragmentação e presença? Caos e propósito? Afinal, comunidades se constroem em torno de formatos de conteúdos — ou de quem ousa ser conteúdo de si?
Bella Freud, diretora criativa de sua marca homônima, uniu a moda à psicanálise para criar um dos conteúdos mais desejados pelos "insiders" da moda mundial. Bisneta de Sigmund Freud, ela transformou a história de sua família em um formato único de entrevista, onde personalidades se deitam no seu divã para falar sobre estilo, identidade e a construção de imagem. No Fashion Neurosis, já passaram figuras icônicas como Rick Owens, Cate Blanchett, Juergen Teller, Haider Ackermann e Julianne Moore, revelando como suas trajetórias foram moldadas pela estética e pelo contexto cultural. O programa, disponível no Spotify e Apple Podcasts, se tornou referência ao explorar as conexões entre moda, psicanálise e expressão pessoal.
Se na produção de conteúdo os dados guiam decisões, como equilibrar a precisão analítica com a liberdade criativa? Dados e intuição são antagonistas nas estratégias de conteúdo? Descubra quando seguir os números e quando confiar na criatividade, como o BI e os dark posts impulsionam a personalização, e quais novos indicadores podem medir o impacto real de um conteúdo.
Capítulo: “O traço antes da forma” Considerado por Raoni Carneiro o seu maior parceiro criativo, Zé Carratu discute o risco de apagar a intuição com excesso de referência, o lugar da dúvida no traço e a tensão entre traduzir o mundo ou interferir nele. Zé está aqui para falar da ideia que ainda não tem nome, mas já tem cara. Imagem. Da imagem que sente. Como a parreira criativa vira caos e exige um método.
Modelos diferentes, um mesmo ecossistema O FAST permite abordagens diversas — e este painel traz dois modelos distintos que convivem (e crescem) nesse cenário. E este painel mostra como cada plataforma constrói valor com conteúdo próprio, de parceiros ou com curadoria híbrida. Samsung TV Plus e Pluto TV compartilham suas estratégias editoriais, aprendizados e decisões de negócio que ajudam a entender como diferentes abordagens podem gerar valor real para a audiência e resultados para a plataforma.
Como uma pessoa se torna relevante na moda? Quais são os segredos para entrar nesse universo de tantas expectativas? Na década de 1990, o termo gatekeeper era usado para definir pessoas influentes que detinham a chave mágica para esse mundo. Com as redes sociais, tudo mudou: hoje, a audiência e o algoritmo passaram a controlar a porta de entrada. Ter o poder de engajar e influenciar sempre foi um talento valorizado pelos negócios, mas, na era digital, uma brincadeira despretensiosa pode rapidamente se transformar em "big business", atravessando limites tênues entre intimidade e privacidade. Esta conversa revela como as novas tecnologias transformaram o sistema de comunicação de moda — um cenário em que profissionalismo, agenciamento e saúde mental se tornaram fundamentais para lidar com polêmicas, deslizes e uma audiência cada vez mais ávida por novidade.
Líderes estratégicos de grandes empresas descrevem os desafios e aprendizados da ressignficação do conceito de liderar e colocam em perspectiva como os fatores multigeracionais e tecnológicos alteraram a forma de definir métricas e resultados.
O futebol sempre foi uma paixão nacional, mas a forma como as novas gerações se conectam com o esporte está mudando. As Gerações Z e Alpha já não consomem futebol da mesma maneira que as anteriores, e as formas tradicionais de se relacionar com o esporte, como as tradicionais transmissões na tv vêm perdendo espaço. Jovens são mais imediatistas, buscam conteúdos curtos, dinâmicos e interativos, e estão cada vez mais imersos em novas formas de engajamento digital.
Exclusivo para projetos selecionados.
O que torna uma música relevante para alguém, e por que nem tudo pode (ou deve) ser guiado por dados.
Uma reflexão com Cesar Tralli e Renata Lo Prete.
Em um momento de enfraquecimento das políticas de diversidade, é hora de dobrar a aposta ou recuar? Como o conceito de proporcionalidade nos quadros de colaboradores impacta na autenticidade das campanhas das marcas. Descubra como a diversidade pode impulsionar lucro e inovação, quais estratégias garantem uma cultura organizacional inclusiva e qual o papel dos consumidores na cobrança por mudanças reais.
Liberdade criativa talvez seja um dos maiores luxos do nosso tempo. Mas, em um mundo dominado por fusões, aquisições e conglomerados superpoderosos, a criatividade corre o risco de ser engolida pela velocidade dos negócios. A construção de imagens provocativas e autênticas é um dos pilares do sistema de moda. No entanto, tecnologias de criação instantânea inundam o mercado com reproduções de padrões e estilos. Em uma era de modelos generativos, como desenvolver estratégias para preservar a independência intelectual? Neste painel, vamos explorar o poder da imagem de moda por meio das histórias e dos caminhos de profissionais que se destacam por seus olhares singulares — seja identificando talentos, criando, ou inspirando toda a cadeia da moda global. Você vai entender como a tecnologia pode ser aliada na amplificação de trabalhos provocativos e na conquista de espaço para profissionais independentes nos circuitos mais influentes da criatividade contemporânea.
Criadores como ponte entre campanhas e o que está quente na cultura.
Capítulo: “A ideia em construção: signo, símbolo ou significado?” IZA é provocada no ponto exato onde ela encara a tensão entre delírio e controle, e investiga a natureza da ideia: é símbolo, é impulso, é código emocional? Onde ela começa — e quando se transforma em algo que pode ser nomeado? Na imagem potente ou no conceito?
Quando o público fala, os dados mostram Entenda como insights baseados em dados estão redefinindo as estratégias de programação e publicidade. Uma apresentação com recorte exclusivo para o cenário brasileiro.
Uma conversa com autores dessa paixão nacional.
Discutir as estratégias e iniciativas governamentais voltadas para o desenvolvimento da indústria de games e esports, explorando como esses setores podem criar novas oportunidades de trabalho para jovens, fomentar o empreendedorismo e atrair investimentos para o Estado. A ideia é evidenciar o potencial econômico dos games e esports enquanto indústrias em expansão e como essas áreas podem transformar a realidade local, tanto no mercado de trabalho quanto na geração de novos negócios e eventos.
O objetivo deste painel é trazer duas histórias inspiradoras de lideranças de marketing que chegaram até aqui e vivem um momento de maturidade do ponto de vista de carreira que também traz reflexões e desafios.
Em um mundo sufocado pela vaidade, Margiela escolheu que sua moda falasse mais alto que seu rosto. Ao subtrair sua imagem pessoal, ele nos lembra o valor da independência criativa — e, paradoxalmente, acumula admiradores no mainstream. Mas como conseguiu se esconder? Convidamos o cineasta Reiner Holzemer, que teve o privilégio de poucos: conversar com esse mestre do desaparecimento. Ele compartilha reflexões sobre o que o anonimato do estilista nos revela em um mundo de hiperexposição. Com trechos enviados especialmente para o painel, Linda Loppa, educadora de moda da Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia e testemunha de um momento decisivo na história da moda belga, complementa a conversa com lembranças íntimas sobre o desenvolvimento dessa mente singular. Em 2020, o HOLLYWOOD REPORTER elegeu o filme de Reiner Holzemer sobre Martin Margiela como o melhor documentário de moda da década.
Da ideia à tela: os bastidores da criação de um canal FAST Um bate-papo prático e inspirador sobre os passos fundamentais para tirar um canal do papel: da tecnologia à curadoria, da distribuição à monetização.
A evolução da IA nas plataformas da Meta, as ferramentas atuais, e o que vem por aí.
O humor e a comédia sempre dominaram as plataformas digitais. Seja revelando talentos que transcendem as redes e conquistam as mídias tradicionais, seja recebendo grandes nomes da comédia que migram para as redes sociais. Mas será que produzir conteúdo engraçado é sinônimo de sucesso? Vamos entender se o humor é a chave para a retenção de público, como ele influencia o engajamento e se o futuro da comédia é puramente memético. Descubra como a comédia se reinventa ao usar as próprias dinâmicas das redes para criar piadas que viralizam.
A relação entre os esportes tradicionais e os esports está evoluindo rapidamente, e o anúncio das Olimpíadas de Esports pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) marca um novo capítulo nessa convergência. Com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), este painel discutirá o impacto da entrada dos esports no ecossistema olímpico e o que isso significa para o futuro do esporte como um todo.
Uma resenha sobre o impacto do jornalismo esportivo na criação de heróis nacionais
Capítulo: “A percepção do mundo é construção ou delírio?” Psiquiatra, Eurípedes explora os bastidores invisíveis da criação: como o cérebro antecipa decisões, mistura memória e imaginação, e molda a realidade antes mesmo da consciência. Sua participação traz à tona a tensão entre controle e impulso, ciência e delírio — revelando que a ideia pode ser menos invenção e mais acesso a algo já latente.
A origem da palavra "personagem" deriva de "máscara" e evoca toda pessoa que desempenha um papel em uma história ficcional. Hoje, porém, diante de tantas câmeras, não estaríamos interpretando um roteiro constante? Na década de 50, a sociologia já dizia que a vida é um palco e que as interações sociais são peças de teatro. Poderíamos dizer que hoje, na era das redes, ela é um filme em eterna construção? Se a vida é um palco, quem somos nós nesse roteiro? A construção de imagem na moda, na ficção e na vida real se entrelaçam, e este é o tema desta conversa, que vai fazer você entender como as roupas têm o poder de construir nossas histórias.
Bia Bottesi, Latam Marketing Director da Meta, conversa com Milton Beck, Country Manager do LinkedIn sobre carreira, influência, produção de conteúdo e construção de reputação a partir de propósitos.
Limites, ferramentas e rotinas para criar com liberdade, sem perder a saúde mental no caminho.
A jornada do FAST não está completa sem falarmos de monetização — e, mais do que nunca, a mídia programática é peça-chave para transformar audiência em receita. Nesta sessão, vamos explorar o papel da programática no ecossistema FAST, começando com a Magnite, que trará um panorama claro e didático sobre o que é mídia programática, como ela opera nas plataformas CTV e por que está moldando o futuro da publicidade digital. Na sequência, a Ottera participa de um fireside chat para discutir o cenário atual da programática no FAST, no Brasil e no mundo — com aprendizados, desafios e oportunidades para canais, plataformas e anunciantes.
O streaming evoluiu muito além do gameplay tradicional. Formatos como IRL, Reacts, podcasts ao vivo e conteúdos interativos estão transformando a Twitch e outras plataformas, criando novas formas de engajamento entre criadores e suas comunidades.
O mercado de influência mudou as regras da fama. No painel conduzido por João Pedro Paes Leme, o sócio fundador da Play9 recebe Giovanna Ewbank para uma conversa sobre a transição da TV para o digital, e os desafios de se manter relevante na era das redes sociais. Como manter conexão real com o público além da visibilidade? Além disso, Giovanna irá compartilhar bastidores do sucesso do Surubaum, e anunciar novidades sobre esse fenômeno digital.
Para muitas pessoas, moda é futilidade; para um número ainda maior, uma necessidade. Dizem que só quem nunca teve seu desejo de se vestir limitado por dinheiro, gênero ou regras sociais pode minimizar o poder das roupas. Vestir o que quiser é um privilégio para poucos. Com a entrada de tecnologias de captura, edição e compartilhamento instantâneo, as imagens nunca tiveram tanta influência no sucesso de artistas e criadores. Seja na música, no mundo corporativo e até mesmo no direito, ser capaz de construir uma imagem de credibilidade faz toda a diferença. Este encontro reúne profissionais que transformaram desafios em estilo, saindo da banalidade do cotidiano para a entrega dos flashes perfeitos. Você vai conhecer as histórias que comprovam que a moda vai muito além da superfície e entender que a moda muda tudo.
O Pitching Show potencializa a voz dos artistas, eles ganham o palco para apresentar seus talentos em um momento de celebração e encontro com o mercado. Yan Paiva é cantor, compositor e produtor musical independente, natural do interior da Bahia. Com uma linguagem embebida de trocadilhos, aliterações e jogos de palavra, o compositor fica na corda mamba entre a melancolia e o humor, brincando com a prosódia da língua portuguesa pra gerar reflexões e sensações conflitantes, mas que (quase sempre) acabam num conforto.
Capítulo: “A Ideia em Estado de Agora” Neste capítulo, Pedro Tourinho é provocado a refletir sobre a origem das ideias que respondem ao agora sem perder densidade. Uma escuta afiada para o tempo presente — e uma visão criativa que atravessa linguagem, cultura e comportamento. Um criador que pensa com o mundo e age no tempo exato em que as ideias se tornam urgência. Seu gesto criativo está em ler o que ainda não foi dito, perceber sinais antes que se tornem discurso, decodificar o invisível. Um mergulho no instante em que a ideia ainda é ruído — e só a escuta ativa é capaz de reconhecê-la. Entre o caos do cotidiano e a estratégia do gesto, ele é convidado a questionar: como nomear o que ainda não tem nome? E como manter viva a dúvida quando o mercado exige respostas?
O Pitching Show potencializa a voz dos artistas, eles ganham o palco para apresentar seus talentos em um momento de celebração e encontro com o mercado.