A exposição "Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil" percorre a diversificada obra do artista que, com erudição e irreverência, explora as tensões da arte brasileira. Por meio de trabalhos de cunho político e experimentações pictóricas, Zilio desafia o nosso olhar e provoca reflexões. A mostra, que conta com a curadoria de Paulo Miyada, ocupa três andares do Itaú Cultural, nos quais o público tem a oportunidade de conhecer pinturas, desenhos e instalações do artista, além de vídeos que ilustram sua trajetória. O percurso destaca a riqueza e a multiplicidade das criações de Zilio, em um reconhecimento de sua força criativa e sua relevância para a arte contemporânea no Brasil. abertura 26 de março de 2025 às 19h30 visitação até 6 de julho de 2025 [classificação indicativa: livre, segundo autodefinição] entrada gratuita #ExposiçãoCarlosZilio #Arte #Política #ItaúCultural FICHA TÉCNICA FUNDAÇÃO ITAÚ Presidência: Eduardo Saron COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E ESTRATÉGICA Gerência: Ana de Fátima Sousa Coordenação de estratégias digitais e gestão de marca: Renato Corch Redes sociais: Daniele Cavalcante Oliveira (estagiária) e Jullyanna Salles Coordenação de comunicação institucional: Alan Albuquerque Comunicação institucional: William Nunes ITAÚ CULTURAL Superintendência: Jader Rosa ARTES VISUAIS E ACERVO Gerência: Sofia Fan Coordenação de Artes Visuais: Juliano Ferreira Produção executiva: Ayme Oliveira e Thaissa Lamha Coordenação de Acervo: Edson Martins Cruz Produção executiva: Ana Carolina Pelegrini CRIAÇÃO E PLATAFORMAS Gerência: André Furtado Coordenação de conteúdo multiplataforma: Kety Fernandes Nassar Produção audiovisual: Ricardo Tayra Captação de imagem e edição: Murilo Alvesso (terceirizado) Captação de áudio: Tomás Franco (terceirizado) Edição de som e mixagem: Ana Paula Fiorotto Produção editorial: Luciana Araripe Coordenação de Criação: Carla Chagas Projeto gráfico e comunicação visual: Caio Ramos (terceirizado) e Mily Mabe Edição e produção de conteúdo: Duanne Ribeiro e Juliana Ribeiro Motion design: AutoMotion (terceirizada) Legendas: Alume Comunicação e Acessibilidade (terceirizada) Trilha sonora: Morris (terceirizada) INFRAESTRUTURA E PRODUÇÃO Gerência: Gilberto Labor Coordenação de produção de eventos: Januario de Santis Produção: Isadora Disero O IC integra a Fundação Itaú. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.
“No estúdio IC” é uma série de programas que trazem grandes nomes da cultura brasileira para a apresentação de duas músicas e uma conversa intimista sobre elas, revivendo memórias, reflexões e vivências. Para acessar todos os episódios disponíveis, acesse a playlist: https://bit.ly/NoEstudioIC
Nesta nova temporada do ‘’IC para crianças’’, o artista e educador Bruno Perê ensina a reciclar criando brinquedos como pião, boneco articulado, fliperama, paraquedas, cabuletê e dedobol.
A série “Trajetórias” aborda a carreira e a contribuição de diferentes personalidades brasileiras para as artes e a cultura do país. São abordados temas como teatro, televisão, cinema, experimentação, fotografia, música, gestão cultural, memória, ancestralidade, a luta de povos indígenas, cultura afro-brasileira e questões de gênero.
O Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência mapeia trabalhos de pessoas com deficiência que atuam em diferentes áreas de expressão artística. Com este projeto, o Itaú Cultural (IC) visa incentivar programadores, curadores e produtores – independentes ou ligados a espaços culturais – a expandir a presença de artistas com deficiência em suas programações.
A série “Cada voz” é um projeto da "Enciclopédia Itaú Cultural" com registros de depoimentos de artistas de diferentes áreas de expressão, como literatura, música, teatro e artes visuais. Os vídeos capturam o pensamento dos artistas sobre seu processo de criação e sua visão sobre a própria trajetória. Os registros aproximam o público do artista, que permite a entrada no camarim, no ateliê ou na sala de escrita. Saiba mais em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Nesta temporada do ‘’IC para crianças’’, o artista-educador Filipe Miranda ensina a reutilizar o papelão, criando traje espacial, máscaras malucas, boneco escalador, pebolim, boneco acrobata e bosque de papelão.
Esta playlist reúne vídeos produzidos pelo Itaú Cultural que destacam os mais diversos aspectos das culturas dos povos indígenas.
A artista-educadora Blenda Souto ensina a fazer bordado livre, tear com papelão, peça de tricô, dedoches e muito mais utilizando lãs, fios e linhas. Com início no dia 25 de novembro, a temporada de cinco episódios tem vídeos publicados todos os sábados, às 11 horas, no canal do Itaú Cultural (IC) no YouTube. Artista-educadora, bordadeira e pesquisadora, Blenda Souto realiza pesquisa sobre literatura e arte têxtil, com foco na produção literária de autoria negra e feminina. Dedica-se ao desenvolvimento de ações de mediação de literatura e bordado com o projeto Ponto em verso, além de realizar cursos e oficinas de bordado livre em instituições culturais.