A gruta do Kamukuwaká era um local sagrado e ancestral para os Wauja, um dos 16 povos do Xingu. Em 2018, foi destruída num ato de vandalismo, que apagou parte de uma herança cultural e espiritual milenar. A gruta, repleta de grafismos rupestres, era como um livro sagrado que ensinava valores e tradições dos povos xinguanos. Mas, seis anos depois da destruição, os Wauja dão o troco. Foi inaugurado no dia 3 de outubro a réplica em 3D da gruta de Kamukuwaká, agora instalada no Centro Cultural de Monitoramento Territorial, na aldeia Ulupuwene. Esse projeto simboliza não apenas a resistência cultural, mas também uma forma de assegurar que as futuras gerações dos povos do alto Xingu recebam os ensinamentos de Kamukuwaká. Quer saber mais? Leia o especial “Ancestralidade e Tecnologia”, da jornalista Liana Melo, no site do #Colabora: https://projetocolabora.com.br/especi... 🚨ATENÇÃO! No final de semana do dia 12 de outubro, a aldeia Ulupuwene foi atingida por fortes chuvas e ventos. A réplica em 3D da gruta de Kamukuwaká não foi afetada, mas três ocas da aldeia desabaram. Ajude os povos xinguanos: faça uma doação para a Associação Indígena Ulupuene, através da chave pix CNPJ: 16.685.736/0001-80. -------------- Reportagem: Liana Melo Roteiro: Ana Carolina Ferreira e Micael Olegário Locução: Ana Carolina Ferreira Edição e Artes: Pablo Candeia Coordenação: Yuri Alves Fernandes e Allana Gama Vídeos: People's Palace Projects Fotos: Alaor Filho/ Fotos Públicas; People's Palace Projects; Piratá Waurá; Gabriele Viega Garcia, 2014; Acervo Instituto Homem Brasileiro/ IHB; coling.al.uw.edu.pl/team/emilienne-ireland/
Em três temporadas, série do jornalista e roteirista Yuri Alves Fernandes mostra histórias de resistência, amor e conquistas protagonizadas por idosos LGBT+ brasileiros. Com mais de dois milhões de views nas plataformas digitais, LGBT+60 já conquistou diversos prêmios, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Direção no Rio Webfest.
Circulando pelo Rio é uma websérie que explora, em seis episódios, os pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Assista!
A websérie Pedalando até 2030 tem como objetivo ilustrar os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, mostrando projetos e iniciativas para um mundo melhor espalhadas por todo o estado do Rio de Janeiro. Detalhe: o diretor, produtor e apresentador, Pedro Vianna, visitará as iniciativas de bicicleta!