Aspectos fundamentais do controle de estoque na indústria de transformação

 

O controle de estoque é um desafio constante, e um dos que mais demandam atenção, seja pela lucratividade ou pelo prejuízo que podem atrair. No setor têxtil, por exemplo, o algodão é base da produção de diversas peças e precisa estar disponível, mas nem sempre estas fábricas zelam corretamente pelo estoque. Há o lado do excesso de estoque, que represa matéria-prima e não gira o investimento enquanto outras não conseguem manter um estoque razoável, gerando atrasos na produção.

Da indústria de alimentos à de fabricação de máquinas e equipamentos, o estoque é o começo da cadeia produtiva independente da etapa – preparação, fabricação, processamento, embalagem e transporte, como explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

“Há muitos desafios que a indústria encontra quando se trata de controle de estoque, mas o foco deve estar na avaliação, gerenciamento e controle de ações na base da produção. As instalações das fábricas geralmente possuem grandes armazéns e a falta de gerenciamento adequado consegue comprometer toda a cadeia ”.

O “achismo” que derruba a logística
A tendência de superestimar ou subestimar a disponibilidade de estoque acontece com frequência. Renato explica que a previsão de estoque é mais que uma aposta, pois é possível prever a demanda por tais produtos sem “achar” quanto será usado, sem métrica.

Projetos especiais para estoque de matéria-prima devem levar em consideração os componentes críticos dessa mudança, que incluem não apenas soluções de controle de estoque, mas também equipamentos próprios e leitores de código de barras. A ideia é usar a tecnologia para tornar a gestão de estoque muito superior ao que é praticado sem tecnologia.

Acompanhando tudo
Desde o momento em que chegam à fábrica até o momento em que o produto final é entregue ao cliente, a fábrica precisa acompanhar cada item do seu estoque com a mínima margem de erro – e cada atraso ou erro, significa mais custos.

O rastreamento ajuda no inventário desde a entrega até o uso, permitindo aprimorar o processamento de pedidos e os recalls de produtos. O uso de um software de gestão de estoque de última geração com a reestruturação interna das funções garante que cada detalhe do inventário seja obedecido:

“Com o projeto implementado e funcionando, haverá um status de inventário preciso em tempo real. Redução de despesas sempre esteve relacionado à gestão de estoque” completa Renato.