Proibir que os planos de saúde cancelem os contratos de pessoas autistas!

Proibir que os planos de saúde cancelem os contratos de pessoas autistas!

Início
27 de maio de 2023
Petição para
Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e
Assinaturas: 122.430Próxima meta: 150.000
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Daiana Campos

Sou mãe de um menino autista, Arthur Andrade Campos, de 8 anos, que está num meio de tratamento de terapias contínuas para ter qualidade de vida agora e futuramente. Na semana passada, fomos surpreendidos pelo nosso plano de saúde, que decidiu CANCELAR NOSSO CONTRATO. Como podem fazer isso? Eles alegam estar dentro da lei, mas como podem rescindir o contrato assim, deixando-nos apenas 60 dias para encontrar outra opção? Nunca deixamos de pagar, mesmo que seja caro, pois as coberturas são mais abrangentes. Mas somos um tipo de cliente que eles não querem, pois não geramos lucro para eles. As autoridades precisam olhar com atenção essas atitudes dos planos de saúde que nos colocam em situação de extrema vulnerabilidade!

Meu caso não está isolado! Neste momento, está em jogo a vida de todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o país, que dependem das terapias. A falta delas pode causar danos irreversíveis à saúde de nossas crianças, impactando toda a família. Infelizmente, foi noticiado esta semana que, somente no Estado de São Paulo, operadoras de planos de saúde estão cancelando contratos de famílias que têm membros com TEA. “Essas decisões são unilaterais, comunicadas aos clientes por e-mail ou mensagem no aplicativo, sem qualquer justificativa, como comprovam as mais de 190 denúncias enviadas até agora à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)”, segundo reportagem no portal R7.

Por meio deste apelo, peço a ajuda de todos vocês para que ASSINEM ESTA PETIÇÃO, a fim de que chegue às autoridades envolvidas. Nós precisamos que elas tomem providências para proibir essas atitudes arbitrárias em benefício exclusivo das operadoras. 

O autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a interação social. Embora não haja cura, existem tratamentos (terapia comportamental e a terapia em grupo, que auxiliam na adaptação às atividades diárias e na socialização) que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias. E do meu filho! 

Agradeço imensamente todo apoio que pudermos receber! Crianças autistas merecem respeito e atenção! 

Um abraço!

#CriançasAutistasMerecemRespeito

Apoie já
Assinaturas: 122.430Próxima meta: 150.000
Apoie já
Compartilhe este abaixo-assinado pessoalmente ou use o código QR no seu próprio material.Baixar código QR

Tomadores de decisão

  • Banco do Bradesco
  • Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça
  • Ministério da Saúde
  • Deputado Eduardo Loureiro (PDT/RS) da ALRS
  • Deputada Andréa Werner (PSB/SP), presid. da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Alesp